quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pólonia e as cidades de Bonecas

Chegados a Varsóvia à noite, chamamos um táxi para nos levar do aeroporto até ao hotel no centro da cidade, a viagem custou-nos 45 Zlots (moeda polaca).

A primeira vista é tudo o que se pode esperar de uma capital, carros, confusão, barulho... os restaurantes fecham cedo e espera-nos um “jantar” fast food no túnel do metro onde inúmeras casinhas vendem fatias de pizzas, cachorros, baguetes e outras especialidades polacas, difícil é escolher a ementa e fazermo-nos entender, pois a maioria da população não fala inglês.

Na manhã seguinte, de mapa na mão partimos à descoberta dos encantos da Stare Miasto (a cidade velha), uma cidade de bonecas entre as muralhas, com prédios pequenos e coloridos, ruas sinuosas, carruagens com cavalos e pintores de rua. Ao fim de algumas horas de passeio, o almoço num restaurante típico esperava-nos uma refeição bastante condimentada e igualmente saborosa.

Três dias volvidos, partimos de comboio, numa viagem de três horas rumo a Cracóvia, á primeira impressão uma cidade muito mais agradável o hotel Qubus à beira rio com uma vista soberba sobre toda a cidade esperava-nos!

A cidade velha de Cracóvia cuja arquitectura é bastante idêntica à de Varsóvia, quer pelas formas, quer pelas cores, é no entanto muito mais animada, as ruas cheias de gente e muito comércio. Na praça central erguem-se edifícios antigos como as catedrais e no centro o Mercado dos Tecidos, onde tivemos oportunidade de comprar alguns presentes. Percorremos os roteiros turísticos da cidade e ainda tivemos tempo para um passeio de barco no rio.

Como não poderia deixar de ser visitámos os campos de concentração de Auschwitz e Birknau, marcos da História mundial, cujas imagens jamais sairão da memória.

No regresso a casa ficou a vontade de voltar a Cracóvia, onde ficou ainda muito por descobrir.

Diana Ribeiro

Créditos Fotográficos

Sem comentários: