quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Pousada Vale do Gaio

O Enquadramento é mágico. Consegue imaginar muitos sítios em Portugal onde, olhando ao redor até a onde a vista alcança horizonte, ver apenas um telhado ao fundo, muito afastado e muito pequeno? Provavelemente sim, mas convenhamos locais destes já escasseiam em propriedades lusas. Eu descobri um destes a semana passada. A Pousada de Vale do Gaio fica localizadas entre Alcácer do Sal e Torrão, mas afastada de qualquer uma destas localidades. Andamos muito até encontrar a Pousada, mas não poderia ser de outra forma se afinal procuramos um sitio isolado. A Pousada aparece ao fundo de forma timida não deixando antever a grandiosidade da barragem que faz o favor de servir de fundo a esta paisagem única.

Aos pés da barragem estende-se uma série de pufs e cadeiras, com velas e lanternas que permitem antever fins de tarde fantásticos tendo apenas a natureza como companhia. O Restaurante um pouco mais acima, permite-nos esta contemplação, degustando a gastronomia local. Eu aconselho a carne porco preta acompanhada por migas de espargos. Ainda temos a sorte de ter repuxos de água a refrescarem o espaço de tempos a tempos e imaginar a sorte de termos locais tão mágicos, tão perto.

E depois de tanta beleza e de almoçar tão bem o que nos apetece mesmo antes de tirar umas belas fotografias é acompanhar os locais, numa sesta.

Até já

Sofia Almeida

Saber mais em Vale do Gaio

Sem comentários: