quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Copenhaga - a Veneza da Escandinávia Parte I

 Copenhaga é uma cidade bonita e diferente. A mais latina da Escandinávia segundo muitos, já exerceu um poderio económico e militar sobre os semelhantes, em concreto a Suécia, que se tornou independente mais tarde. Hoje tem representação parlamentar na Dinamarca, a Gronelândia e as Ilhas Faroé. Confesso que achei estranha a sensação de chegar a uma cidade e não perceber nada do que diziam, de ter que trocar Euros (algo estranho para quem viaja normalmente para dentro da UE) e mais surpreendente, uma cidade que não está preparada para turistas e por isso tudo está em dinamarquês. Mesmo nos museus ou atracções turísticas, nem sempre o inglês está presente. No entanto a maioria da população fala inglês fluentemente.

Mas esta cidade é muito operacional, chegados ao aeroporto de Kastrup, em 15 minutos estamos no centro da cidade. O Hotel não podia ser mais central a 3 minutos da estação e os mesmos 3 minutos dos famosos Jardins Tivoli (Uma espécie de Feira Popular ou parque temático) como agora chamam, mas infelizmente fechado. Só reabrirá em Abril. A estação dos comboios em si é um edifício bonito e imponente.
Ainda durante o dia de Sábado e depois de um rápido reconhecimento à zona, fomos para a Stroget (que quer dizer risca), a principal artéria comercial da cidade com mais de 2 km que começa na praça da Câmara Municipal e termina na Opera e na Praça do Hotel Anglaterre.

No Domingo fomos ver o Palácio Real - Amalienborg, o Museu comemora os 100 anos do nascimento da Rainha Margarida e assistimos ainda o render da Guarda que tem a banda filarmónica a tocar a rigor com pompa e circunstância. Um espectáculo a não perder. Pois os guardas reais são uma figura carismática na cidade. Daqui fomos ver a Sereia com o seu 1,65 é talvez o monumento mais fotografado da cidade. Após as típicas fotos, um passeio pelo rio onde a água estava literalmente congelada, vislumbramos do outro lado o novo edifício da opera. Obra de arte

Daqui descemos novamente em direcção ao hotel Anglaterre passando pelo famoso jardim das estrelas, onde o branco era a cor predominante. O dia acabou com as famosas amêndoas torradas e alguns capuccinos para aquecer a alma enquanto descíamos conseguimos observar de um lado o Museu do Ambar, do outro, as Lojas da Lego, pois Copenhaga é a cidade dos famosos brinquedos.

Tentámos ainda ver uma igreja russa, curiosidade devido à grande influência ortodoxa na cidade, sem sucesso, mas conseguimos ver uma famosa igreja toda em mármore cuja vista da cúpula, dizem ser extraordinária. Visitámos a bonita igreja que tinha focos de luz no lugar dos santos, mas a cúpula estava em obras de recuperação até 2012

Ainda houve espaço para visitar a parte veneziana da cidade, uma zona divertida e colorida onde os prédios se viram em uníssono para o canal usando cores apelativas que convidam a um copo ou a uma refeição à luz de velas. Os barcos esses estão atracados e retraídos tamanho é o frio que se faz sentir nesta zona ribeirinha.

Sofia Almeida

3 comentários:

Guinhas disse...

Eu estive em Copenhaga o ano passado e consegui apanhar os Jardim Tivoli aberto MAS a Little Mermaid não estava lá...estava uma tela a passar imagem dela, em tempo real, porque estava numa exposição na China!Adorei Copenhaga..se quiseres "cusca" no meu blogue, anda para trás ate Copenhaga! Bjs

David Cardoso disse...

Olá Guinhas

Obrigada pelo Post. Vou consultar as dicas do teu blog. Se quiseres partilhar alguma experiencia, é este o sitio :)

Mais uma vez obriagda, é sempre encorajador partilhar experiências

Até breve

Sofia Almeida

Inês disse...

Realmente é apaixonante viajar. A Sofia faz referências importantes, o que não se devbe perder, o TOP. Ja sentia algumas saudades de aqui viajar.
(É desta que faço uma pequena cotribuição ao 1minute travel)

Beijinho,
Inês*