Após tanto tempo de chuva resolvi que além de não ficar encerrada em casa, deveria fazer algo diferente para aproveitar o fim-de-semana de sol. Fui com umas amigas e, na companhia da empresa O Cicerone, conhecer Vale de Ílhavo, o seu pão, bem como outras tradições tão próprias desta aldeia do concelho de Ílhavo.Chegámos ao início da tarde à Sede da Associação Os Baldas onde fomos recebidas com toda a simpatia. A D. Fernanda, padeira afamada da terra, mostrou-nos como se misturam e amassam os ingredientes que depois se transformam naquele saboroso pão … entretanto enquanto a massa ficava a descansar estivemos à conversa com o Sr. José antigo membro do misterioso grupo dos “cardadores”, jogámos jogos tradicionais que já estão tão esquecidos… Fomos depois conhecer melhor a aldeia. Encontrámos as pessoas nos seus preparativos para o Carnaval. Aqui leva-se a sério o Carnaval! Ficámos a saber porque existem tantas padeiras em Vale de Ílhavo. O Cicerone contou como é que tudo começou…
Quando voltámos à associação a massa estava pronta para ir para o forno! Bem… aquele pão quentinho com manteiga de alho ou um queijinho… só provando!
Estas iniciativas de reavivar as tradições portuguesas devem ser feitas com mais frequência e em mais aldeias, por isso, louvo a iniciativa da empresa O Cicerone bem como da Associação Os Baldas por nos terem proporcionado uma tarde tão diferente!
Celina Bernardo
Saber mais em: O Cicerone - Actividades Turísticas, Lda.
T. +351 234 094 074 Tlm. 91 485 45 95 / 30 / 78
e-mail: geral@o-cicerone-tour.com
T. +351 234 094 074 Tlm. 91 485 45 95 / 30 / 78
e-mail: geral@o-cicerone-tour.com






A estada no Hotel do Colégio foi revigorante. Trata-se do meu hotel de eleição em Ponta Delgada. A localização é óptima sendo que fica a escassos minutos quer da zona comercial da ilha quer da baía ou como dizem os brasileiros do 'calçadão'







Ontem apeteceu-nos comer bem. Depois de um dia inteiro a trabalhar noutro país é justo chegar ao fim do dia e poder estar descontraído a usufruir de uma boa conversa e de bons petiscos. A cidade é Madrid e o nosso ponto de partida, o Barrio Salamanca. Andámos uma hora a pé a perguntar aos locais se conheciam restaurantes e o feed back era tão vago que não ficámos convencidas.
