sábado, 28 de fevereiro de 2009

À descoberta de Vale de Ílhavo.

Após tanto tempo de chuva resolvi que além de não ficar encerrada em casa, deveria fazer algo diferente para aproveitar o fim-de-semana de sol. Fui com umas amigas e, na companhia da empresa O Cicerone, conhecer Vale de Ílhavo, o seu pão, bem como outras tradições tão próprias desta aldeia do concelho de Ílhavo.

Chegámos ao início da tarde à Sede da Associação Os Baldas onde fomos recebidas com toda a simpatia. A D. Fernanda, padeira afamada da terra, mostrou-nos como se misturam e amassam os ingredientes que depois se transformam naquele saboroso pão … entretanto enquanto a massa ficava a descansar estivemos à conversa com o Sr. José antigo membro do misterioso grupo dos “cardadores”, jogámos jogos tradicionais que já estão tão esquecidos… Fomos depois conhecer melhor a aldeia. Encontrámos as pessoas nos seus preparativos para o Carnaval. Aqui leva-se a sério o Carnaval! Ficámos a saber porque existem tantas padeiras em Vale de Ílhavo. O Cicerone contou como é que tudo começou…

Quando voltámos à associação a massa estava pronta para ir para o forno! Bem… aquele pão quentinho com manteiga de alho ou um queijinho… só provando!
Estas iniciativas de reavivar as tradições portuguesas devem ser feitas com mais frequência e em mais aldeias, por isso, louvo a iniciativa da empresa O Cicerone bem como da Associação Os Baldas por nos terem proporcionado uma tarde tão diferente!
Celina Bernardo

Saber mais em: O Cicerone - Actividades Turísticas, Lda.
T. +351 234 094 074 Tlm. 91 485 45 95 / 30 / 78
e-mail: geral@o-cicerone-tour.com

Sem comentários: