quarta-feira, 30 de abril de 2008

Viagem ao Centro do País

Todos os anos tenho o hábito de tirar uns dias de férias e ir para Fora cá Dentro. Existem uns dias por ano que são dedicados a conhecer o nosso Património, as nossas praias, os nossos monumentos, a nossa gastronomia, em suma explorar Portugal. Há dois anos percorri as Beiras e durante 5 dias descobri os encantos de uma região que desconhecia.
Visitei o Museu do Pão em Seia. O Projecto é muito interessante e mantém as tradições de outrora. A visitar. Passei também por Almeida e fiquei impressionada, como é que dentro daquelas muralhas, ainda se mantinham as chamadas Rodas da Santa Casa da Misericórdia. Uma pequena porta encalhada entre pedras, onde antigamente as mães menos afortunadas pela 'sorte' abandonavam as suas crias à sorte dos Conventos.
Na memória desta viagem ficou também uma visita à Casa da Ínsua. Aquilo que achei mais invulgar foi a beleza e a conservação dos jardins. Não é frequente encontramos casas com jardins simultaneamente franceses, onde impera a ordem, a simetria e o rigor e ao mesmo tempo, os jardins ingleses com um tipo de vegetação própria e com um ordenamento mais adhoc. Aconselho ainda, uma visita à Garrafeira, o vinho adquirido, foi uma excelente opção.

Veja mais em: www.casadainsua.pt/

Miss S.

Sem comentários: