terça-feira, 2 de junho de 2009

Festa da Criança em Oeiras

Oeiras comemora este ano 25o anos de existência como Munícipe. Resolveu comemorar da melhor forma possível, envolver a comunidade em actividades culturais, em concreto, as crianças. Aproveitou o dia 1 de Junho - Dia Mundial da Criança para convidar todas as crianças a visitem o Palácio do Marquês de Pombal onde foram apresentadas várias actividades relativas à época contemporânea do Marquês. A indumentária estava a rigor, havia uma série de marquesesinhos burgueses a passear-se pelos corredores do Palácio. A iniciativa foi tão boa que os bilhetes esgotaram rapidamente.


Mas as festividades e comemorações, estenderam-se aos célebres jardins do pombal e nele estavam montadas uma série de tendas onde as crianças poderam dar largas à imaginação. Pintar com pincéis em papel ou azulejo, perceber como era a mobília da época com um carpinteiro a mostrar os seus dotes. Cortar e colar. Brincar com os arcos da altura , ver e ouvir uma peça de teatro ao vivo e tantas outras que aqui ficam por descrever. As crianças naquele dia também podiam simplesmente correr pelos imensos jardins e brincar.
Parabéns pela iniciativa. Permitiu às crianças terem um dia diferente e aos pais mostrar e explicar que outrora havia um mundo onde reinavam as cabeleiras brancas e as jaquetas cintadas com botões dourados e se corria atrás de arcos ou se brincava ao peão. Que houve tempos em que as crianças não tinham computadores nem DVDs para ver e, estranhamente se entretiam a correr ao ar livre.

E porque o nosso sonho é nunca deixarmos de ser crianças, o meu, continua a ser alimentado todos os anos, pois neste dia, além de dar presentes aos meus filhos, também recebo, afortunadamente, um presente, este ano foi um Livro da Inês Pedrosa, oferecido pelos meus pais.

Sofia Almeida

Sem comentários: