sábado, 30 de agosto de 2008

AGOSTO - Cidade ou Praias

Acabo de regressar de duas semanas de férias repartidas. A primeira, passada em três cidades interiores, em hotéis com piscina. A segunda nas praias da costa espanhola e portuguesa.
Confesso que tive de ignorar as prévias advertências feitas por amigos relativas à intenção de dedicar uma semana a cidades do interior alentejano e Andaluz. Diziam-me que no mínimo iria "assar", desbaratando preciosos dias de férias. Praia, isso sim, é que é bom!Lamento desapontar mas, em balanço, descansei na 1.ª semana para me cansar na 2.ª. As temperaturas entre Estremoz e Sevilha eram agradavelmente altas e não sufocantemente altas. Encontrei cidades calmas, hotéis calmissmos, quase exclusivos, onde pude fazer tudo o que quis com toda a tranquilidade. Junto da piscina li, brinquei, apanhei sol, em suma, relaxei. Fiz tudo sem filas, sem stresses, sem pressas e num ambiente acolhedor e simpático.
Para mal dos meus pecados, a entrada na segunda semana foi um choque para o qual, sendo expectável, não me tinha preparado. Percorri, literalmente, a costa entre Cadiz e Tarifa à procura de um Hotel onde passar 2 ou 3 noites. Missão impossível! Ou estava tudo cheio, ou os preços eram absurdos. Por cada cidadezinha por onde passava, só me apetecia fugir, tal era a confusão. Parei em Conil de la Frontera, Zahara, e todas as demais cidades até Tarifa. O cenário repetiu-se. Acabei depois por passar umas noites na praia da Barrosa, já muito perto de Cadiz. Conformado, paguei varias vezes mais do que o Hostal merecia, mas pelo menos fiquei junto à praia, dispensando o uso do carro.
Para além da confusão, a diferença que mais me impressionou negativamente foi a simpatia/antipatia com que fui recebido.
Se nas cidades - portuguesas e espanholas - fui tratado como um convidado cujo regresso se pretende, nas praias o desinteresse, a arrogância ou indiferença confirmaram apenas o que já pensava.
Praias em Agosto ou se vai para um resort bom, ou é pagar para ser mal tratado. Compreendo outras opiniões, mas esta não é a minha ideia de descanso.

DC


1 comentário:

Anónimo disse...

qualquer local de andaluzia, é sempre mais economico que o algarve. quanto ao atendimento no sul de espanha é tambem sempre mais agradavel pelas mulheres.
começando pelas belezas das pessoas na praia, pelos bares de praia, e terminando na noite, os espanhois estam 50 anos adiantados em relaçao a portugal.