quarta-feira, 29 de abril de 2009

1º Aniversário do 1 Minute Travel

Faz exactamente hoje, um ano que o 1 Minute Travel via pela primeira vez a luz do dia – 29 de Abril de 2008. Surgiu a ideia e quase em simultâneo foi executada. O conceito era simples, mas genial. Partilhar Experiências! Há um ano atrás o primeiro artigo falava timidamente de Berlim e entretanto o world wide web e as redes sociais ganhavam nova vida.

A expressão www. passou a designar What We Want. E as pessoas ditam as Regras. A Web 1.0 já passou e o corolário era Find Me.

A Web 2.0, a dita Social Web, é o tema do momento. Este é um facto, onde se associam várias questões e sobre as quais muita gente fala, mas muito pouca gente sabe o que diz. Muitos experts dizem que o lema das empresas deve ser: «Be Simple, be Social. Don´t make them think, engage them». E a imagem de marca é Join Me – daí o fenómeno e o sucesso da Social Web.

O Futuro pertence à Web 3.0 e já se sussurra Follow Me…

As pessoas já não têm tempo para grandes planos e consultas e por isso procuram dicas e informação previamente filtrada.

As pessoas já não têm tempo para estar juntas, todo o tempo é roubado à família ou ao trabalho e no ‘final do dia’, pouco sobra para as tertúlias entre amigos.

Os blogues são a palavra do momento porque permitem, à priori, reunir pessoas com os mesmos interesses.

E a pergunta que se coloca é… Porquê Blogues?
a. As pessoas participam porque querem;
b. As pessoas participam porque adoram o tema, e adorar é mais do que gostar;
c. As pessoas participam e não são pagas;
d. As pessoas não são isentas, gostam e gostam muito e fazem questão de o demonstrar;
e. As pessoas participam e fazem passar melhor a mensagem e os valores do seu tema de eleição do que os Media ou outro canal de comunicação;
f. As pessoas participam e opinam apaixonadamente porque são pessoas e não são máquinas;
g. As pessoas participam porque é a forma de estarem mais próximas do seu objecto de paixão.

E o 1 Minute Travel é um Blogue que une e reúne as pessoas que gostam de partilhar experiências e já está conectado à Web 2.0. através do Twitter para todos o que queiram seguir: http://twitter.com/1minutetravel

Parabéns ao mentor deste projecto. Que teve a simples e genial ideia de partilhar experiências numa altura em que as pessoas não têm tempo e se refugiam em ferramentas sociais que as compensam, ‘de alguma forma’.

Para terminar, pois o discurso já vai longo, mesmo em jeito de balanço de experiências, ensejos e recordações vividas ao longo de um ano, apelo aos que gostam e seguem o 1 Minute Travel que arranjem tempo e participem, partilhando momentos.

E já agora… Follow us!!!!

Obrigada e Parabéns!

Sofia Almeida

1 comentário:

Cláudia disse...

Excelente Ideia :) óptima iniciativa. Parabéns 1 Minute :)

Cláudia