sexta-feira, 24 de abril de 2009

RUANDA 1994

"Gostariamos de informá-lo de que amanhã seremos mortos com as nossas famílias"

Por vezes a realidade, de tão esmagadoramente atroz, confunde-se com a ilusão. Paradoxal, talvez, mas nem por isso menos verdadeiro.
Neste livro, o terrível conflito do Ruanda aparece nu. A selvajaria inconcebível entre seres humanos, supostamente racionais e por isso distintos das outras espécies de animais.
Falar de interesses internacionais interferentes no processo, em lutas seculares entre etnias conflituantes, falar nos bons e nos maus, ou só em maus como um todo. Tudo isso é possível, porém nada, absolutamente nada, justifica o que se passou nas ruas de Kigala e um pouco por todo o país.
Hordas enfurecidas descendo as ruas com um único propósito: liquidar, exterminar totalmente todos aqueles que, embora vizinhos, amigos, familiares durante anos, não pertencem mais ao seu grupo.
Assassinato é assassinato!
Para além do valor informativo, este livro transporta-nos à reflexão sobre o ser humano. Nos seus mais tenebrosos instintos, nada é pior do que ele. Isto porque, faz mal, fá-lo conscientemente e fá-lo de forma requintadamente selvagem.
DC

Sem comentários: