quarta-feira, 13 de maio de 2009

Scones and Tea Lovers

Existem imensos locais em Lisboa que poderia recomendar para beber um chá ou comer um scone. A febre dos chás e das infusões prolifera, os scones começam a aparecer timidamente nalguns locais, mas convenhamos, a qualidade deixa a desejar em muitos sítios. Por isso vou recomendar a quem não conhece as Vicentinas.

Trata-se de uma casa de chá na Rua de São Bento (junto ao Rato), explorado há tantos anos pelas voluntárias da Ordem Vicentina, que nem sei quantos e que é um must quando falamos de chá. E o que este espaço de especial? Tudo. Primeiro a sensação que vamos entrar num sitio com confusão onde temos que esperar por mesa e cuja disposição logística está toda pensada na vertente comercial, é abandonada à porta. Entramos e encontramos mesas que não fazem conjunto com as cadeiras. Figuras religiosas espalhadas pelas mesas e por prateleiras para venda. Naprons, toalhas, Bordados, a maioria feito pelas irmãs, para venda.

Sentamo-nos, somos abordados pelas senhoras que registam tudo num modesto bloco de notas. O chá chega num bule tosco e a louça não faz parelha e é o que se diz por aí, simples. Os scones chegam a fumegar numa simples cesta de pão. Mas deixem-me dizer que são os melhores de Lisboa. E desafio quem não concordar....

Se não gosta de scones, não se apoquente. Existe do lado esquerdo, uma camilha com uma toalha verde com vários bolos caseiros à sua disposição, apenas terá que escolher o melhor.

Quando quiser pagar, dirija-se ao balcão e pode ver a última espécie de máquinas registadoras na Capital, a funcionar.

Sofia Almeida

Fotografias tiradas do blog

Encerra aos Domingos

Sem comentários: