quarta-feira, 13 de maio de 2009

Scones and Tea Lovers

Existem imensos locais em Lisboa que poderia recomendar para beber um chá ou comer um scone. A febre dos chás e das infusões prolifera, os scones começam a aparecer timidamente nalguns locais, mas convenhamos, a qualidade deixa a desejar em muitos sítios. Por isso vou recomendar a quem não conhece as Vicentinas.

Trata-se de uma casa de chá na Rua de São Bento (junto ao Rato), explorado há tantos anos pelas voluntárias da Ordem Vicentina, que nem sei quantos e que é um must quando falamos de chá. E o que este espaço de especial? Tudo. Primeiro a sensação que vamos entrar num sitio com confusão onde temos que esperar por mesa e cuja disposição logística está toda pensada na vertente comercial, é abandonada à porta. Entramos e encontramos mesas que não fazem conjunto com as cadeiras. Figuras religiosas espalhadas pelas mesas e por prateleiras para venda. Naprons, toalhas, Bordados, a maioria feito pelas irmãs, para venda.

Sentamo-nos, somos abordados pelas senhoras que registam tudo num modesto bloco de notas. O chá chega num bule tosco e a louça não faz parelha e é o que se diz por aí, simples. Os scones chegam a fumegar numa simples cesta de pão. Mas deixem-me dizer que são os melhores de Lisboa. E desafio quem não concordar....

Se não gosta de scones, não se apoquente. Existe do lado esquerdo, uma camilha com uma toalha verde com vários bolos caseiros à sua disposição, apenas terá que escolher o melhor.

Quando quiser pagar, dirija-se ao balcão e pode ver a última espécie de máquinas registadoras na Capital, a funcionar.

Sofia Almeida

Fotografias tiradas do blog

Encerra aos Domingos

1 comentário:

Nádia Costa disse...

Boa noite.

Para alguém que realmente conhece e usufruir do turismo (como é o caso de Sofia Almeida) ao invés de se limitar a praticá-lo, tal como a maioria das pessoas, seguem dois links que proporcinam alguns minutos de puro orgulho em ser lusitano:

- o 1ª é da autoria do Turismo de Portugal, que visa uma promoção internacional do destino, aliás muito bem conseguida, na minha modesta opinião: http://www.youtube.com/watch?v=OhsZZz34AEY;

- o 2º pertence à National Geografic, provocando deste modo uma certa vaidade em todos nós: http://www.youtube.com/watch?v=iqUuYL73C8Q&feature=related.

Melhores cumprimentos,
Nádia Costa