segunda-feira, 4 de maio de 2009

Passeio por Belmonte

Uma sugestão diferente para quem tem crianças - Ir visitar Belmonte.

A ideia passa por ficar muitíssimo bem instalado na Pousada Convento Belmonte, confortável, bem decorada e perfeitamente integrada na paisagem circundante. O programa para um fim de semana bem passado, passa por jantar no Restaurante da Pousada e seguir escrupulosamente as sugestões do Chef Valdir Lubave. No final da refeição, não deixe de saborear o leite creme. No dia a seguir acorde e tome calmamente o pequeno almoço, não esquecer de experimentar o excelente pão da região.

A seguir vá visitar a loja de artesanato da região, a uns 10km de Belmonte. Aproveita para ver barros, cestaria e outro produtos auctotone a preços competitivos.

Finda a visita, aconselho uma visita ao Castelo seguida de um almoço no Restaurante do Castelo que serve comida típica. A sugestão do dia, era filetes de linguado a acompanhar uma maionese caseira que estava um sonho.

Hora de esticar as pernas e por isso dirigimo-nos ao Museu Judaico. Devo dizer que este melhor está ao nível do melhor que se faz na Europa. Sem demasiados pretenciosismos, o Museu apresenta uma colecção bonita e completa do chamado Cripto-Judaísmo nascido, criado e desenvolvido na região de Belmonte e alargado a trás os montes. Tratam-se de técnicas desenvolvidas por judeus para apesar da capa d novos cristãos poderem continuar a exercer a sua religião.

Saímos impressionados com as atrocidades que se fizeram durante mais de três séculos no nosso país e devo acrescentar, envergonhados, pois os autos-de-fé e as vitimas das fogueiras, não serão motivo de orgulho para ninguém.

Posto isto, a próxima visita é ao Museu do Azeite, onde podemos ver o processo de criação do azeite e as respectivas máquinas que conduziam cada uma das fases. Depois da visita além de poder comprar azeite, bolos de azeite ou azeitonas, pode ainda fazer uma prova de azeite com o que há de melhor na região.

Brevemente poderá ainda visitar o Museu dos Descobrimentos de Belmonte

Saber mais em:

Sofia Almeida

Sem comentários: