segunda-feira, 12 de maio de 2008

Madrid I – Mito Urbano

Na última viagem a Madrid fiquei instalada na Gran Via. Trata-se de uma zona central, mas péssima para estacionar. Pela proximidade, fui jantar todas as noites ao Bairro Chueca.

Bairro com um conceito interessante. A sua história é curiosa e por isso, um exemplo a seguir. A Chueca era uma zona degradada, pobre e mal frequentada. Um grupo de inquilinos resolveu colocar cobro à situação, e uma vez que o Ayuntamento nada fazia para melhorar a qualidade de vida dos seus moradores, decidiram por sua conta e risco reurbanizar a zona.

Desta ideia floresceram novos restaurantes, ateliers de designers, lojas, bares e discotecas. A maioria dos prédios foram arranjados. Se hoje passear pelas ruas e ruelas da Chueca vai perceber porque é que os moradores da zona vivem orgulhosos e gratos a este grupo que dissipou o vandalismo e tornou este bairro, num dos mais célebres locais a visitar em Madrid e com restaurantes maravilhosos.

Mito Urbano? Poderá ser, mas às vezes é preciso tão pouco para mudar... e no entanto, as coisas costumam ficar exactamente iguais. Felizmente não foi o caso.

Ver mais em: http://www.esmadrid.com/

Sofia Almeida

Sem comentários: