terça-feira, 6 de maio de 2008

Passear em Lisboa de Eléctrico

A semana passada estive de férias. Fiquei por Lisboa e resolvi fazer algo que já tinha pensado muitas vezes, mas que tinha vindo a ser adiado. Fui andar no eléctrico turístico da Carris. Aquele encarnado, cujo destino é visitar as 7 colinas de Lisboa. Adorei a Experiência!

Primeiro porque me senti descriminada, pela positiva, pelo facto de ser portuguesa, era a única entre estrangeiros e acreditem ou não, tive um tratamento diferenciador. Isto já me fez pensar se estaria mesmo em Portugal. Estava. Acomodei-me com a minha filha e coloquei os headphones para ir ouvindo as explicações sobre os locais e monumentos. Gostei do passeio, vê-se Lisboa sob uma perspectiva diferente e sobretudo aprende-se muito.

  • Sabia que a Mouraria tem este nome, porque na altura de D. Afonso Henriques, criou-se aqui uma espécie de gueto, onde os mouros estavam a salvo dos cristãos?
  • Sabia que a Madragoa tem este nome, porque foi um bairro ocupado por uma ordem de Madres vindas de Goa?
  • Sabia que a Rua Poço dos Negros deve este nome ao facto, de D. Fernando II ter mandado abrir um fosso enorme para os doentes de lepra e da peste?

Vá descobrir a cidade de Lisboa entre solavancos e o reboliço fervoroso de quem passa apressado para ir trabalhar ou simplesmente regressar a casa.

Veja mais em: http://www.carris.pt/

Miss S.

Sem comentários: