terça-feira, 28 de outubro de 2008

Sé de Évora - Turismo Religioso ou Mercenário?


Um destes dias em que estive em èvora soube de uma série de programas de música erudira que iriam ter lugar na Sè de Évora situada junto ao Templo de Diana e à Pousada de Loios.


Fui visitar a Sè e chegada ao Largo deparamo-me com algo imponente, estrutura magnifica que teima em resistir ao tempo. Resolvi subir as escadas e entrar. Mal ia a colocar um pé dentro do local, tive que parar pois havia uma baia (semelhante às filas de cinema) que me obstruía a passagem. Em frente deparei-me com um preçário complexo e profissional em vários idiomas que conjugava as visitas aos vários locais, mas qual o meu espanto quando percebo que a mera entrada para contemplar o espaço custava 1 EUR.


Fiquei chocada, não pelo EURO, mas pelo cenário que era degradante. Uma barreira à entrada da suposta casa de Deus, precedida de uma senhora com uma máquina registadora e um cartaz ao lado que mais parecia uma venda de bifanas. Desde quando se paga para entrar numa Igreja, Catedral, Sé para simplesmente admirar, rezar, doar, etc?????


Até posso compreender que para outro tipo de visitas mais complexas se contribua para manutenção e preservação do monumento. Mas pagar para entrar na nave? Para olhar para o tecto? Senti-me mal por aqueles que dirigem os destinos do Espaço.


E aqui fica registada e partilhada a minha indignação perante tal experiência.


Miss S.

Sem comentários: