terça-feira, 11 de agosto de 2009

5 minutes of Heaven - Um filme sobre perdão e/ou vingança

O filme de que falo hoje, intitula-se "5 minutos de Paz" ainda está em exibição e conta como principal protagonista, Liam Neeson. O senhor é um tratado, já nos habituou a tantos e excelentes papéis e interpretações que um filme dele, à partida, é bom. E este é mais um exemplo desta constatação.

Não sei se será mero acaso ou se devo concluir que todos os realizadores que já se propuseram a fazer filmes sobre a Irlanda ou sobre o seu povo, carregam-no de nostaligia, transmitindo -nos sempre sentimentos deprimentos. A história desta pelicula fala sobre um homem que na sua juventude cometeu um acto impensado, que acabou por trazer consequências reais e trágicas à vida de outras pessoas. O realizador traz actualidade ao filme, colocando no enrredo destas vidas que se cruzam, o fenómeno big brother, mas sem a carga de espectáculo americana ou habitual demagogia que este tipo de programa está afecto.

No filme estamos constantemente a tentar tomar uma posição, mas sem sucesso tantas são as vezes que somos puxados para fazer juízos de valor. No fim damos por nós a pensar que tudo aquilo se trata de perdoar ou de vingar. É fácil sermos moralistas quando analisamos a vida de outras pessoas, mas e quando este binómio diz respeito à nossa próprias vidas, aos nossos ente queridos?

Será que é tão fácil tomar posições, quando ainda por cima de forma matreira colocam um 'ídolo' a fazer o papel de vilão?

A ver numa sala de cinema, perto de si.

Sofia Almeida

Sem comentários: