sábado, 22 de agosto de 2009

Um dia bem passado em Amarante


Segue uma série de sugestões para um dia bem passado em Amarante. Comecei o dia com aula marcada no Campo de Golfe de Amarante. Uma excelente experiência para quem nunca tinha jogado como era o meu caso. Experimentei e gostei. O local é simpático com uma varanda sobre a paisagem da região, onde podemos beber um chá, um sumo ou simplesmente contemplar as bolas que esvoaçam sobre o verde dos campos.

Chegada a hora de almoço, aconselho o Restaurante Lusitana do Sr. Amor. Um dos pratos típicos que experimentei e vale a pena é a vitela. O restaurante tem uma simpática varanda construída sobre o Rio Tâmega que proporciona um ambiente especial. De seguida e para fazer a digestão, deixámo-nos convencer pela senhora que gere a frota de «gaivotas» a dar um passeio pelo Rio. Meia hora custa 5 Euros e vale bem a pena, pois o passeio é muito bonito.
Um conselho para quem seguir a minha sugestão, levar o barco sempre pelo meio do rio, pois as margens estão cheias de pedras.

Se no final do passeio ainda tiver vontade de experimentar as doçarias da região, uma Pastelaria com vista sobre a cidade: Butterfly.

O meu compromisso com Amarante (e não sou candidata a nenhuma eleição:) visitar numa próxima vinda à cidade, o Museu Amadeo Souza-Cardoso que tem neste momento uma exposição de Cutileiro e a magnifica Casa da Calçada que se estende pelo rio fora e tem um dos poucos restaurantes em Portugal com uma estrela Michelin.


Sofia Almeida

Sem comentários: