sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Youtube ultrapassa Páginas Amarelas deixando para trás o Napster

Uma das grandes mensagens do final da primeira década do 2º milénio é: os Canais estão a mudar e com eles a mensagem, emissores e receptores. Há alguns anos e não assim tantos, haviam as Páginas Amarelas - resmas e resmas de papel com informação sobre tudo o que se pudesse imaginar, era a biblia da informação local e nacional. Qualquer morada ou telefone apareciam miraculosamente nas Páginas Amarelas. Comummente usadas para outros fins, como embrulhos para as Castanhas ou ainda para segurar uma qualquer mobilia desamparada.

2000 foi o ano da rádio digital e do Napster. Tratava-se de um programa de partilha de música, sobretudo no formato MP3. Foi uma revolução que não resistiu às teias da Lei e após várias batalhas judiciais fechou portas em 2002. O seu auge surge em Janeiro de 2001, onde Napster teve um pico de 8 milhões de utilizadores conectados trocando diariamente um volume estimado de 20 milhões de canções. Foi a democratização e a massificação de um fenómeno que revolucionou para sempre a indústra da música.
Em 2006 surge nova revolução! É o corolário da televisão digital, é a época do Youtube. Onde ver televisão em grupo deixa de ser um ritual, rapidamente substituído por uma acção indiviual sem hora e data marcada. No Youtube eu posso ver aquela imagem polémica passada no telejornal, que não pude ver, vê-la quando quiser e onde quiser, ao meu ritmo e sem imposições.

No Youtube eu posso participar publicando filmes feitos por mim, ou posso ver filmes de outras pessoas a expor experiências alheias com ou sem consentimento do filmado.

E agora as eternas questões, onde começa e acaba a nossa privacidade? Estes videos têm direitos de autor? O Youtube é um dos canais do momento onde a qualquer hora em qualquer sitio e com recursos bastante limitados eu posso comunicar com quem eu quiser sobre aquilo que me apetecer. E isto entre outros fenónemos sociais faz renascer o jornalista ou repórter que há em cada um de nós.

Sofia Almeida
PS: Qual foi a última vez que consultou as Páginas Amarelas?

2 comentários:

Inês disse...

Foi á uns 10 anos, uma vez para pesqisar um telefone de um cabelereiro.
Em Novembro vou a reencontrar-me com um canudo de folhas "amarelas" e matar saudades.

*

João Miguel P. disse...

é verdade! eu já não escrevo cartas, apenas emails,não vou a agências de viagens, marco tudo pela net, etc, etc. Novos tempos, novos hábitos!!
Quem diria, há 40 anos, que as páginas amarelas teriam reservas online?!Aínda agora pesquisei um hotel de charme, encontrei logo o que queria e marquei no segundo! Até foi melhor do que pesquisar no google