quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O poder de uma Gaivota na voz da Sónia

Há uma certa tendência enraizada na natureza dos portugueses de criticar o que é nosso. Normalmente só aquilo que é estrangeiro é que tem qualidade ou é 'cool'. Tendemos como povo a desprestigiar o que se faz em terras lusas. O post de hoje pretende elogiar uma iniciativa muito portuguesa chamada "Amália Hoje". Em concreto debruçar-me-ei sobre a música Gaivota. Dei por mim a ouvir esta música ontem pela enésima vez e a pensar no quão maravilhosa é esta música. Trata-se de uma experiência singular. A voz da cantora é magnifica e parece que tudo foi feito para ela, tal é a mestria e segurança com que executa aquele acto. A letra é linda, mas sobretudo poderosa. Já parou para escutar o que está expresso em palavras, abstendo-se da melodia?

Já ouvi o grupo ao vivo e já ouvi os outros elementos a cantar e perdoem-me todos os que não concordarem comigo e aos próprios inclusive, mas a Sónia dos Gift foi feita para aquele papel. O videoclip está muito bem feito e o que me faz acreditar nisto é que o vi há uns meses pela mão do meu irmão e ainda hoje tenho as imagens na cabeça.

Para terminar, apenas uma nota, para quem não era amante de fado como eu, é muito interessante ver a forma como reinventaram este ícone português, pós Marisa. A senhora é um verdadeiro produto de marketing no sentido elogioso do termo. Voltou a colocar o mundo a ouvir Fado depois da diva Amália nos deixar. Era um grande desafio arranjar novos projectos que não se colem à Marisa ou pior, passíveis de comparação. Amália Hoje, a Gaivota, a Sónia, a mim convenceram-me e por isso vos deixo a experiência.

Ouvir mais em: Gaivota

Sofia Almeida

1 comentário:

Inês disse...

É um projecto audacioso e bem conseguido. O objectivo está a cumprir-se. Não deixar morrer o fado.

*