sábado, 19 de setembro de 2009

A Caminho de Marrocos

Tive a sorte de ir a Marrocos com a melhor guia do Mundo, a minha amiga Maria João ou como carinhosamente a sua ´família' Bebere a apelida: Jua. Tudo começou dia 18, Lisboa-Casablanca com o conforto da classe executiva da TAP. Aterrámos em Casablanca e decidimos ir para Marraquexe de comboio. Negociado o Táxi no Aeroporto, pois para quem não conhece em Marrocos tudo se negoceia, fomos para a estação de comboios de Berrechid.

Quando chegámos disseram-nos que já não havia 1ª classe. Paciência. Quando nos decidimos a comprar os bilhetes, não aceitavam EUROS. Estranho numa terra em que o diram convive com o EURO. Conseguimos que o Sr do táxi nos trocasse dinheiro para iniciarmos a nossa aventura.

O Comboio chegou com uma hora de atraso. Como estamos no Ramadão, todas as pessoas se deslocam para ir visitar a família e por isso o comboio estava lotado. Nem primeira, nem segunda, nada. Viajámos os primeiros 30 minutos num degrau do comboio. Na 1ª paragem, saiu muita gente. Sorte a nossa que conseguimos dois lugares num compartimento de 'luxo'. Sentámo-nos e eu aprendi uma grande lição de hospitalidade. No F-thor todos começaram a comer tâmaras para preparar o estômago para ingestão de alimentos depois de um dia de jejum. As pessoas não se conheciam mas trocavam tudo entre si, comida, bebidas e inclusive copos.

Descobri a meio da viagem que todo aquele tempo tinha estado ao lado de uma das maiores figuras cinéfilas de Marrocos. Até tivemos direito a pousar para uma fotografia, autografo e a ver em primeira mão o trailer do novo filme que estreia em Outubro. Constatei ainda que a Jua conhecia melhor aqueles país do que os próprios octóctenes, parafraseando os mesmos, senti que aquela seria concerteza uma viagem inesquecível. Já passava e muito das 10 quando chegámos a Marraquexe fatigadas, mas felizes pelo fim da jornada.

Sofia Almeida

Sem comentários: