domingo, 20 de setembro de 2009

A Magia da Medina de Marraquexe

A Medina de Marrocos é um misto de tudo. É uma mistura de sensações, de cheiros, barulhos, uma mescla de colores e de texturas. É o paraíso para quem gosta de fazer compras e regatear. Tudo se vende na Medina. Tudo é mesmo tudo, desde comida feita, carne e peixe cru, fruta, frutos secos, roupa, tudo o que uma casa possa precisar encontramos aqui. Pode ainda ir ao cabeleireiro, fazer um Hamman, ir ao sapateiro ou fazer um vestido à medida.

Os marroquinos não nos largam o dia todo, oferecem tudo e mais alguma coisa. Se não chegamos a acordo, veêm atrás de nós, puxam e pedem às gazelles (meninas) para voltar e a pergunta de sempre: - Quanto quer dar por Isto? Já não é quanto vale, mas quanto está disposto a dar? A guerra faz-se entre os euros e os dirams. Mas temos que mostrar que não queremos e fingir que vamos embora para conseguir bons preços. Eles já hiperbolizam os preços para poder negociar e meter conversa. A sua primeira preocupação é saber a nossa nacionalidade, pois todos são poliglotas e precisam de saber se se preparam para negociar com espanhóis, franceses, italianos, portugueses.... Passo vezes sem conta por marroquina, antes de falar e depois que percebem que a Gazelle ou Madame é portuguesa perguntam logo pelo Rui Costa. Acreditem ou não é a figura mais emblemática entre Marroquinos, depois vem o Figo e só no final aparece o Ronaldo.

Mas aquele mundo é viciante, a hospitalidade das pessoas é genuína e a simpatia contagiante. Perdemo-nos vezes sem conta na Medina e todos, mesmo sem nós falarmos nos apontam a praça onde tudo começa e onde tudo termina, a Place Jemaa El Fna.

Se alguma vez se perder na Medina de Marraquexe, apenas tem que saber perguntar «Où est la Place?» e vai perceber que sempre esteve em casa.

Sofia Almeida

Sem comentários: