sexta-feira, 31 de julho de 2009

Jardim Buddha Eden - o Maior jardim oriental do país

Goste-se ou não se goste do senhor Comendador Berardo, creio que todos concordam que ele tem feito mais pela cultura portuguesa do que a maioria dos seus concidadãos. Ainda que aqui o conceito de cultura seja lato. A sua última obra, já estava na minha lista de locais a visitar, refiro-me ao Jardim Buddha Eden ou Jardim da Paz na Quinta dos Loridos, na zona do Bombarral. Já tinha folheado uma revista que fazia capa com um enorme buda e cujo titulo era: "Maior Jardim Oriental do País" e lá dentro estavam encerrados todos os segredos e motivações deste mecenas, aquando da construção deste jardim. A ideia surg em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.
A ideia é original e megalómana. Montar e transportar aquelas estátuas gigantes é trabalho árduo. Na minha opinião a ideia é muito interessante, mas ainda lhe falta substracto. Isto é, o espirito oriental está colocado 'à pressão' num jardim de características ocidentais. Ainda lhe falta harmonia, mas creio que é algo que agora pode ser melhorado com o tempo, pois o mais dificl da obra está feito.

E para provar o seu sucesso, há excursões e excursões todos os dias que chegam em direcção ao Jardim da Paz, e o motivo é ver as estátuas, pois não há forma de o português "matar o bicho de comprar alguma coisa". Este é o problema da nossa cultura ou podemos comprar algo ou não tem piada. Aqui podemos apenas contemplar!

E não me admira que qualquer dia, entre os roteiros sobre Portugal, além dos pastéis de nata e da Torre de belém, o Jardim da Paz passe a integrar a lista dos imperdíveis. Um ponto que não posso deixar de referir é a gratuidade da visita, todos podem ter acesso ao espaço ou à cultura como preferirem.

O must da visita: as dezenas e dezenas de soldados terracota em tamanho real

A região perdeu um aeroporto, mas ganhou o Maior jardim oriental do país.

Saber mais sobre a Colecção Berardo
T: T. +351 262 605 240
Horário: desde o nascer ao pôr do Sol.

Sofia Almeida

1 comentário:

Inês disse...

Quero ir sem demoras!
*