domingo, 12 de julho de 2009

O Estacionamento mais moderno de Portugal

Trata-se de um dos mais modernos da Europa. Falo de um parque de estacionamento porque tive uma experiência incrédula da última vez que estacionei o carro num parque da EMEL. As zonas do Castelo e de Alfama são naturalmente problemáticas no que diz respeito ao estacionamento. Andávamos a deambular pela zona e à procura de lugar quando nos deparámos com um novo parque da EMEL e aqui começa a história.

Chegámos e temos uma barreira, que ultrapassada nos faz deparar com duas portas de garagem fechadas. Depois de carregar nalguns botões e fazer perguntas, lá se abriram e nós entrámos. Somos logo avisados que o carro não está encaixado nos carris e são aconselhadas manobras para a perfeição do encaixe. Posto isto, somos convidados a fechar o carro, recolher os espelhos, fechar o carro e sair. É dito nos diferentes avisos que não é permitida a permanência de qualquer ser-vivo no elevador. Esta parte é assustadora, transportou-me de imediato, para os filmes em que as máquinas se revoltam contra os humanos.

Passando à frente, o funcionário, nota-se que isto para ele não tem qualquer novidade e já o chateia as perguntas e observações dos leigos, pois responde-nos a tudo sem nos olhar. Eu queria saber o que ia acontecer ao carro, pois as portas fecharam-se e não tinha mais noticias. Fui convidada a ir assistir a tudo através de umas televisões, onde vejo o carro a descer no elevador a sair sozinho do mesmo, a andar sobre carris, até que é detectado um lugar vago e ele se encaixa automaticamente.

No regresso, chegámos, pagámos, tivemos que introduzir o nosso bilhete para o sistema identificar que os papás daquele pequeno tinham chegado e portanto teria que abandonar os amigos e subir no elevador. E o carro chega até nós, sozinho já virado para a direcção certa, só à espera de ser conduzido.

Incrível!!!


Sofia Almeida

Sem comentários: