quinta-feira, 23 de julho de 2009

Roteiro para um fim-de-semana - ALCOBAÇA

“Quem passa por Alcobaça não passa sem lá voltar.” Lá diz a música e para o confirmar está cá o povo. Os monumentos atestam a antiguidade do lugar mas não é menos verdade que os visitantes voltam devido à simpatia das gentes e porque ficam presos pela boca. O Convento de Alcobaça é o local central de partida à descoberta desta cidade da sub-região Oeste.

Onde ficar?
Your Hotel and Spa, antigo Hotel das Termas da Piedade, numa zona muito tranquila, entre Alcobaça e Nazaré. Apesar de ser um 3 estrelas, os quartos são generosos, confortáveis e bem equipados. Recomenda-se o Spa & Beyond, onde poderá desfrutar de alguns dos fantásticos tratamentos faciais e corporais ou de hidroterapia. A nota negativa vai para a qualidade do pequeno-almoço.

Onde almoçar?
Aconselho o restaurante do Hotel Rural Quinta do Pinheiro. As paredes de pedra do antigo lagar envolvem-nos numa atmosfera aconchegante.
Cozinha gourmet com um toque tradicional. Ingredientes caseiros tornam cada refeição especial. Peça a opinião dos excelentes profissionais e garanto que não se arrependem. A seguir disfrutem da quinta com patos, cavalos e outros que tais.

Onde lanchar?
A Taróca Gourmet, na Fervença. Pode ter refeições leves mas saudáveis confeccionadas com produtos à venda na loja. Destacam-se as compotas e doces, licores e vinhos, azeites e vinagres, fumados, entre outras iguarias. As duas irmãs e sócias tem ainda uma loja de decoração no Casalinho.

Onde jantar?
Paragem obrigatória no António Padeiro. Restaurante que baseia a sua oferta numa cozinha de cariz regional e conventual. O espaço não é muito grande por isso mais vale reservar. A decoração, da responsabilidade das irmãs e sócias da Taróca, denota muito carinho realçando a componente humana e familiar da casa. Para ficar com água na boca, o prato mais emblemático é o frango na púcara. Mais opções como o porco preto com alecrim ou as plumas de porco preto com tomilho. A vitela arouquesa também é muito apreciada. Enguias fritas, ensopado de lulas ou papas de bacalhau são mais exemplos. Para finalizar, uma doce herança da sabedoria conventual: trouxas de ovos, sopa dourada, pudim dos frades, lampreia de ovos, ou até um requeijão com folhado e doce de abóbora. Fofo e de fácil digestão é o pão-de-ló de Alfazeirão outrora feito pelas freiras do Convento de Cós.

O que ouvir?
E como a nossa vida é feita de música, aqui fica uma mais que merecida homenagem a um grande e velho amigo que há pouco editou um excelente trabalho, David Ferreira "This can't be love". Uma voz única que recria temas das nossas vidas e nos levam a querer passar novamente por Alcobaça.

Localização Rua Doutor Maur Cocheril 27 - Alcobaça 2460-032 ALCOBAÇA

Carla Neves

Sem comentários: