quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pólonia e as cidades de Bonecas

Chegados a Varsóvia à noite, chamamos um táxi para nos levar do aeroporto até ao hotel no centro da cidade, a viagem custou-nos 45 Zlots (moeda polaca).

A primeira vista é tudo o que se pode esperar de uma capital, carros, confusão, barulho... os restaurantes fecham cedo e espera-nos um “jantar” fast food no túnel do metro onde inúmeras casinhas vendem fatias de pizzas, cachorros, baguetes e outras especialidades polacas, difícil é escolher a ementa e fazermo-nos entender, pois a maioria da população não fala inglês.

Na manhã seguinte, de mapa na mão partimos à descoberta dos encantos da Stare Miasto (a cidade velha), uma cidade de bonecas entre as muralhas, com prédios pequenos e coloridos, ruas sinuosas, carruagens com cavalos e pintores de rua. Ao fim de algumas horas de passeio, o almoço num restaurante típico esperava-nos uma refeição bastante condimentada e igualmente saborosa.

Três dias volvidos, partimos de comboio, numa viagem de três horas rumo a Cracóvia, á primeira impressão uma cidade muito mais agradável o hotel Qubus à beira rio com uma vista soberba sobre toda a cidade esperava-nos!

A cidade velha de Cracóvia cuja arquitectura é bastante idêntica à de Varsóvia, quer pelas formas, quer pelas cores, é no entanto muito mais animada, as ruas cheias de gente e muito comércio. Na praça central erguem-se edifícios antigos como as catedrais e no centro o Mercado dos Tecidos, onde tivemos oportunidade de comprar alguns presentes. Percorremos os roteiros turísticos da cidade e ainda tivemos tempo para um passeio de barco no rio.

Como não poderia deixar de ser visitámos os campos de concentração de Auschwitz e Birknau, marcos da História mundial, cujas imagens jamais sairão da memória.

No regresso a casa ficou a vontade de voltar a Cracóvia, onde ficou ainda muito por descobrir.

Diana Ribeiro

Créditos Fotográficos

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

TAJ MAHAL

Taj Mahal


Para mim foi um espectáculo ver o monumento.


O projecto foi feito por um Arquitecto Italiano. Como não há bela sem senão o Imperador Shah Jahan mandou amputar as mãos ao 24000 trabalhadores para não construirem uma coisa semelhante.
A cidade Agra onde se encontra esta maravilha também é digna de se visitar além da vasta Gastronomia Moghul e Indiana.


Safi

http://www.taj-mahal.net/

Espaço Lisboa – Assadores de Alcântara


Depois de ler no 1 Minute Travel, que a iniciativa Lisboa Restaurant Week estava de volta, dei uma vista de olhos na lista de restaurantes aderente, e o Espaço Lisboa despertou a minha atenção. Decidi marcar, e fui jantar.

Ao entrar ficamos com a sensação de estar dentro de um antigo mercado de Lisboa. Balcões em mármore, um quiosque de jornais, uma loja de café, e uma mercearia. Existem produtos antigos, como máquinas de café, compotas, grão, feijão, apenas para exposição.O espaço tem um glamour de época, projectando-nos para uma Lisboa antiga, onde todos os sentidos são postos à prova.

Por detrás de um balcão corrido estão três fornos onde se faz o pão e outros pratos assados.
A ementa já estava pré-definida para o Lisboa Restaurante Week. Entrada, Prato, Sobremesa por 19 EUR + 1 EUR a reverter para uma causa social. Bebidas à parte.

Foi uma noite fantástica, pela espaço, pela companhia, e pela oportunidade de estarmos a contribuir para uma causa social.

Localização:
Rua da Cozinha Económica 16 1300-149 LISBOA

Saber mais em: Espaço Lisboa

LF

Créditos Fotográficos
http://www.aeiou.escape.expresso.pt/

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Circo Chen sem Vida e Emoção

É com alguma insatisfação que falo da minha última ida ao Circo Chen no passado Sábado. Gostei da ideia e da companhia da minha filha. Optei pelo metro, uma vez que o circo fica junto à Gare do Oriente e sábia decisão pois como suspeitava todos os acessos estavam lotados de pessoas ávidas para ir às compras e gastar dinheiro.
Chegámos ao circo e deparei-me com alguma desorganização. Sentámo-nos e depois do espectáculo estar a decorrer vieram umas meninas avisar que tínhamos que mudar de lugar, mas isto não faria sentido no inicio? Qual era a ideia? Quando tudo estava escuro andar com uma criança à procura de um espaço livre... Decisões insensatas que colocam em perigo uma tarde e uma experiência que era suposto ser divertida. Recomeçado o espectáculo, deparámo-nos com um triste espectáculo de tigres. Não percebi a ideia daquilo tudo, apenas que havia uma senhora com cara de má com um chicote entre mãos que batia e ameaçava gritando os pobres animais.

Custa-me imaginar o circo sem animais, pois faz parte do imaginário da minha geração, mas sejamos honestos prefiro não ter animais a assistir aquela pobre actuação e ainda ter que explicar à minha filha porque é que aquela senhora estava a bater e a gritar com os tigres. Porquê? Pergunto eu? Não gostei e não percebi o propósito. Tanta violência para ver os pobres animais a subir uma escada?

Passámos à frente e gostei do que vi, sem grande emoção. Fui embora no intervalo, pois passada uma hora, não havia como convencer a Madalena a permanecer no espaço, pois estava excitadissíma com a ideia de ir andar no Carrocel. Para o ano há mais, espero que mais emocionante...

Saber mais em: Circo Chen
Sofia Almeida

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Presas de Porco Preto no Alentejo

Entrámos em Aljustrel com vontade de almoçar e de sermos bem recebidos num restaurante simpático onde o serviço fosse familiar e a comida saborosa. No meio da vila perguntámos, sem saber, ao dono do Restaurante Cabecinha, qual seria o melhor restaurante para almoçar com crianças. Fomos dirigidos para o melhor, segundo o próprio. Para as crianças veio vitela e para os adultos presas de porco preto com ananás.

Aprovadissímo. Eu só como carne de porco no Alentejo. Nenhum outro sitio fora me convenceu e não me sinto defraudada, pelo contrário. O serviço é eficiente, as gentes simpáticas e portanto uma experiência a repetir. A Caminho do Algarve ou de Lisboa, o desvio na autoestrada A2 é de 6 km até Aljustrel.

Excelente relação qualidade/preço, a localização é central e o serviço tem a genuína simpatia alentejana

Saber mais em Cervejaria Cabecinha:
Avenida Antero de Quental 22 - Aljustrel
7600-013 ALJUSTREL
Telf: 284602175

Sofia Almeida

New features on Google Analytics

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

New York I Love You

Talvez por ter estado em Nova Iorque no ano passado, tinha tanta vontade de ver este filme, e estava certa, porque adorei o filme.

A película é composta por 11 curtas-metragens, dirigidas por vários realizadores, e conta com um elenco fantástico:Natalie Portman, Orlando Bloom, Shia LaBeouf, Christina Ricci, Hayden Christensen, Kevin Bacon, Ethan Hawke e Andy Garcia, entre outros.

Estas histórias criam uma espiral de relações humanas espontâneas, surpreendentes e electrizantes, acelerando o ritmo da cidade. De Tribeca a Brooklin passando pelo Central Park, New York, I Love You tece uma história de amor tão diversificada quanto a própria cidade de Nova Iorque. Na cidade que nunca dorme o Amor está sempre no ar...

Agora fica em falta o Paris Je T’aime.

A ver num cinema perto de Si.

Para saber mais: New York I Love You

Cláudia Neves