segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Um dia mágico em Tróia

Tróia tem sido um destino controverso e muito comentado pelo encanto das suas paisagens e simultaneamente pelo seu subaproveitamento. A semana passada fui in loco conhecer as últimas alterações.

Chegámos a Setúbal e almoçámos num daqueles restaurantes de grelhados junto à linha de água. Um bom serviço e um bom peixe. Mais tarde entrámos no carro e fomos pacientemente aguardar pelo catamaran verde que transporta sonhos e expectativas de uma margem para outra. A espera foi longa, mas lá chegou a nossa vez. Entrámos e desfrutámos do passeio.

Quando chegámos fomos em busca da praia e constatámos que Tróia tem imensos parques de estacionamento subterrâneos de acesso às praias. Existem ainda passadiços de madeira para longos passeios por cima das dunas e umas varandas de madeiras construídas para uma paisagem ímpar, perfeitas para ler um livro, descansar e desfrutar.

O dia chegara ao fim, mas ainda demos um passeio pela marina onde vimos o novo projecto da Sonae, o Tróia Resort.

Vale a pena entrar e ver a obra da artista plástica, Joana Vasconcelos "o grande sapato de salto alto"

Para o regresso escolhemos outro caminho, fomos em direcção a Alcácer do Sal e passámos pela Comporta. Um outro local a visitar e deixar vontade de voltar!

Sofia Almeida

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Cervejaria Marisqueira Valbom

Esta é o primeiro de muitos restaurantes/esplanadas abertos na Av. Valbom em Lisboa do lado de quem inicia o percurso na Gulbenkian. A garantia de qualidade destes restaurantes é, arrisco-me a adiantar quase 100%, não fosse a ASAE vizinha de todos estes estabelecimentos.

A noite estava fresca e não se prestava a esplanadas. Entrámos. A minha amiga ainda fuma e por isso fomos dirigidos a espaço próprio. Chegámos e sentámo-nos depois de umas mudanças para fugir aos ares condicionados.

O empregado abordou-nos e perguntei qual era a especialidade da casa, ficou a olhar para mim como se estivesse a pedir um remendo para um pneu furado. Olhou para o colega incrédulo e de forma desajeitada e num brasileiro descordenado disse-me que a minha pergunta era pertinente.

Espantada com a resposta, mas suficientemente animada com aquele jantar para não dar importância à forma, pois o mais importante daquela noite era o conteúdo - conversar com uma das minhas melhores amigas que não via há meses.

Escolhemos uma arroz de tamboril com gambas que demorou tempo a menos para vir no ponto. Estava bom, mas longe de recomendar o petisco a alguém, não fora a animada conversa e escolha de um vinho agradável "Cabeça de Burro" e a experiência poderia ter ficado comprometida. No final fomos relembradas que a hora de sair já tinha passado há muito. Teríamos que escolher outro sitio para continuar a conversa.

Recomendações a quem for a este Restaurante, optem pela especialidade da casa, que ficam já a saber, são os grelhados no carvão.

Contactos:
Av. Conde Valbom 110
T: 21 797 04 10

Sofia Almeida

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Les Goûts du Vin – Bistrô à Vins

Mesmo em frente à Assembleia da República, em S. Bento situa-se o restaurante, ou melhor, o bistrô Les Goûts du Vin – Bistrô à Vins.

Tem um ambiente acolhedor, uma decoração diferente e especial . É como se fosse um pedaço de Paris no meio de Lisboa. Para além da decoração e da música ambiente, o sotaque francês carregado da proprietária não engana: a gastronomia é francesa.

Neste local, para além de uma refeição podem degustar-se vinhos nacionais e estrangeiros a copo. Pode provar-se dois ou três tipos de vinho acompanhados por uma grande variedade de queijos e enchidos.

Foi o que fizemos. Um final de tarde a experimentar alguns vinhos diferentes.
Ficámos com vontade de experimentar a gastronomia e ficará concerteza para uma próxima visita.

O local ideal para provarem bons vinhos portugueses e internacionais a preços simpáticos.

Contactos
Rua de São Bento, 107
T: 213 950 070

Cláudia Neves

sábado, 22 de agosto de 2009

A Casa de Serrão em Matosinhos

O norte está cada vez melhor em termos gastronómicos. A comida nortenha é tradicionalmente saborosa desde tempos longíquos e os segredos têm sido mantidos e passados geracionalmente para regojizo dos maiores apreciadores.

Começam a aparecer excelentes restaurantes gourmet nas principais cidades que não têm sido justamente divulgados neste e noutros blogues. Hoje farei justiça a Matosinhos e aconselho a todos os que apreciam um passeio na nova Marginal, uma ida à Casa do Serrão. Fica na Rua dos novos restaurantes que a autarquia ajudou a recuperar e a divulgar e permite cá dentro ou lá fora apreciar boa comida, excelentes grelhados e arte de bem receber tipica do Norte.

Alguns pormenores a reter: as sardinhas são muito boas, as lulas grelhadas para quem aprecia. As batatas cozidas vêm com casca e acompanhadas de um molho à base de azeite, coentros e oregãos de comer e pedir mais.

A autarquia e o Turismo propõem que o Mar esteja à mesa dos turistas em Matosinhos. O Restaurante tem como Slogan: "Comer com satisfação só na Casa do Serrão" o resultado asseguro já, é que vai comer bem.

Contactos:
Rua Heróis França 499
4450-159 Matosinhos
T. 22 938 76 51

Sofia Almeida

Um dia bem passado em Amarante


Segue uma série de sugestões para um dia bem passado em Amarante. Comecei o dia com aula marcada no Campo de Golfe de Amarante. Uma excelente experiência para quem nunca tinha jogado como era o meu caso. Experimentei e gostei. O local é simpático com uma varanda sobre a paisagem da região, onde podemos beber um chá, um sumo ou simplesmente contemplar as bolas que esvoaçam sobre o verde dos campos.

Chegada a hora de almoço, aconselho o Restaurante Lusitana do Sr. Amor. Um dos pratos típicos que experimentei e vale a pena é a vitela. O restaurante tem uma simpática varanda construída sobre o Rio Tâmega que proporciona um ambiente especial. De seguida e para fazer a digestão, deixámo-nos convencer pela senhora que gere a frota de «gaivotas» a dar um passeio pelo Rio. Meia hora custa 5 Euros e vale bem a pena, pois o passeio é muito bonito.
Um conselho para quem seguir a minha sugestão, levar o barco sempre pelo meio do rio, pois as margens estão cheias de pedras.

Se no final do passeio ainda tiver vontade de experimentar as doçarias da região, uma Pastelaria com vista sobre a cidade: Butterfly.

O meu compromisso com Amarante (e não sou candidata a nenhuma eleição:) visitar numa próxima vinda à cidade, o Museu Amadeo Souza-Cardoso que tem neste momento uma exposição de Cutileiro e a magnifica Casa da Calçada que se estende pelo rio fora e tem um dos poucos restaurantes em Portugal com uma estrela Michelin.


Sofia Almeida

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Youtube ultrapassa Páginas Amarelas deixando para trás o Napster

Uma das grandes mensagens do final da primeira década do 2º milénio é: os Canais estão a mudar e com eles a mensagem, emissores e receptores. Há alguns anos e não assim tantos, haviam as Páginas Amarelas - resmas e resmas de papel com informação sobre tudo o que se pudesse imaginar, era a biblia da informação local e nacional. Qualquer morada ou telefone apareciam miraculosamente nas Páginas Amarelas. Comummente usadas para outros fins, como embrulhos para as Castanhas ou ainda para segurar uma qualquer mobilia desamparada.

2000 foi o ano da rádio digital e do Napster. Tratava-se de um programa de partilha de música, sobretudo no formato MP3. Foi uma revolução que não resistiu às teias da Lei e após várias batalhas judiciais fechou portas em 2002. O seu auge surge em Janeiro de 2001, onde Napster teve um pico de 8 milhões de utilizadores conectados trocando diariamente um volume estimado de 20 milhões de canções. Foi a democratização e a massificação de um fenómeno que revolucionou para sempre a indústra da música.
Em 2006 surge nova revolução! É o corolário da televisão digital, é a época do Youtube. Onde ver televisão em grupo deixa de ser um ritual, rapidamente substituído por uma acção indiviual sem hora e data marcada. No Youtube eu posso ver aquela imagem polémica passada no telejornal, que não pude ver, vê-la quando quiser e onde quiser, ao meu ritmo e sem imposições.

No Youtube eu posso participar publicando filmes feitos por mim, ou posso ver filmes de outras pessoas a expor experiências alheias com ou sem consentimento do filmado.

E agora as eternas questões, onde começa e acaba a nossa privacidade? Estes videos têm direitos de autor? O Youtube é um dos canais do momento onde a qualquer hora em qualquer sitio e com recursos bastante limitados eu posso comunicar com quem eu quiser sobre aquilo que me apetecer. E isto entre outros fenónemos sociais faz renascer o jornalista ou repórter que há em cada um de nós.

Sofia Almeida
PS: Qual foi a última vez que consultou as Páginas Amarelas?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Férias em Lisboa com la movida do Bairro Alto

Nos últimos anos tem aumentado um determinado tipo de procura, no que diz respeito a férias. A procura de casas para arrendar no Verão, mas na cidade. Antigamente arrendavam-se casas de férias ao més, normalmente em praias, termas e afins. Quem se lembra de tirar um mês seguido de férias? - parece de um peródo dinossáurico, mas adiante, era a regra. Hoje cresce a oferta de casas para alugar um fim de semana ou uma semana na cidade. Procura-se alojamento em Lisboa e em vez de procurar hotéis, pensões, residenciais ou parques de campismo, procuram-se casas. E como a oferta aumenta a qualidade acompanha. E assim encontramos uma excelente relação qualidade preço num produto que bem escolhido pode fazer as maravilhas de umas férias.

Para quem procura este tipo de solução e não sabe como contactar, deixo aqui dois websites que são referências mundiais neste tipo de alojamento- Rentália e a Homeholidays. Veja as fotos, procure reviewers ou testemunhos de quem lá esteve, preocupe-se com a área envolvente e vá de férias descansado com a privacidade de uma casa e o ´luxo´de um hotel.

Se ainda não escolheu o destino ou se procura férias em Lisboa, aqui fica uma sugestão: 1MT Residence no centro histórico de Lisboa no Bairro Alto. Uma excelente zona para quem procura umas férias culturais, boa comida, fazer compras e sobretudo la movida. A localização é perfeita porque está fora da confusão, mas a dois minutos dos bares, discotecas e divertimento nocturno. E já agora Boas férias!

Saber mais sobre 1 MT Residence

Sofia Almeida

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Restaurante Stasha no Bairro Alto

No bairro alto em Lisboa, descobri um pequeno Restaurante chamado Stasha.

O espaço é pequeno e acolhedor. Tem um ambiente romântico e acolhedor. Ideal para um jantar a dois, ou com um pequeno grupo de amigos.

A gastronomia é internacional e portuguesa. Nós experimentámos Strudel de Frango (delicioso) e arroz de pato (igualmente saboroso).

A carta de vinhos não é extensa, mas existem boas opções. Nós escolhemos um vinho tinto do Ribatejo (Padre Pedro). Não conseguimos saborear as sobremesas, mas ficará para uma próxima visita.

Saliento a rapidez no serviço, pois servem com bastante brevidade.

Contactos

Rua das Gáveas 29-33 - 1200-206 LISBOA

T: 21 343 11 31

Saber mais em: Restaurante Stacha

LF

terça-feira, 11 de agosto de 2009

5 minutes of Heaven - Um filme sobre perdão e/ou vingança

O filme de que falo hoje, intitula-se "5 minutos de Paz" ainda está em exibição e conta como principal protagonista, Liam Neeson. O senhor é um tratado, já nos habituou a tantos e excelentes papéis e interpretações que um filme dele, à partida, é bom. E este é mais um exemplo desta constatação.

Não sei se será mero acaso ou se devo concluir que todos os realizadores que já se propuseram a fazer filmes sobre a Irlanda ou sobre o seu povo, carregam-no de nostaligia, transmitindo -nos sempre sentimentos deprimentos. A história desta pelicula fala sobre um homem que na sua juventude cometeu um acto impensado, que acabou por trazer consequências reais e trágicas à vida de outras pessoas. O realizador traz actualidade ao filme, colocando no enrredo destas vidas que se cruzam, o fenómeno big brother, mas sem a carga de espectáculo americana ou habitual demagogia que este tipo de programa está afecto.

No filme estamos constantemente a tentar tomar uma posição, mas sem sucesso tantas são as vezes que somos puxados para fazer juízos de valor. No fim damos por nós a pensar que tudo aquilo se trata de perdoar ou de vingar. É fácil sermos moralistas quando analisamos a vida de outras pessoas, mas e quando este binómio diz respeito à nossa próprias vidas, aos nossos ente queridos?

Será que é tão fácil tomar posições, quando ainda por cima de forma matreira colocam um 'ídolo' a fazer o papel de vilão?

A ver numa sala de cinema, perto de si.

Sofia Almeida

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Seal Divine em Cascais

Decorreu este ano a 6ª edição do Cascais CollJazz Fest. Com um cartaz fantástico, foi difícil a escolha, mas depois de assistir ao concerto, penso que foi a mais acertada: fomos ver Seal no Hipódromo de Cascais.

Durante quase duas horas de espectáculo o cantor britânico, contagiou e conquistou o público português, que dançou, cantou e aplaudiu Seal de pé no final.

Seal cantou alguns temas do seu último álbum “Soul”, mas os clássicos “Kiss from a Rose” e “Crazy” não foram esquecidos. O cantor deu um concerto fantástico e interagiu constantemente com o público, fazendo questão em falar português também.

Seal manifestou vontade de voltar a Portugal, e tentou animar o público durante toda a noite.

O ambiente estava fantástico e a sonoridade perfeita. Foi uma noite memorável.

Saber mais em: Cascais CollJazz Fest

Cláudia Neves

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Vera Wang On Weddings


Tudo começa com a escolha de um vestido…

Ultimamente tenho reflectido bastante sobre o fenómeno dos casamentos, talvez porque este ano já tive três e mais três se aproximam. Tantos casamentos fazem-nos pensar, mais ainda quando a maioria são pessoas que nos são muito queridas e chegadas e nos pedem ajuda, dicas e opiniões.

Claro! Todas querem ser originais neste dia, todas querem ser especiais, pois este é o Dia. E não descobri a pólvora, mas constatei por meios próprios que esta é das indústrias mais bem montadas de sempre e lucrativas! Apesar do número de casamentos ter vindo a diminuir ao longo dos anos, o número que permanece é suficiente para que a indústria cresça e floresça. E pelas minhas amigas e para as minhas amigas que directa ou indirectamente me envolveram nestes processos, aqui vai uma dica, em especial para as noivas.

Um must para quem vai ou quer casar!

Vera Wang On Weddings é uma lição de marketing para quem pensava que casar era apenas escolher uma data, um local e um vestido.

Esta chinesa mostra ao mundo como é que este acontecimento, muda a vida de uma mulher no dia em que esta simplesmente aceita casar-se. É o dia do adiado SIM. A Miss Wong aconselha sobre tudo o que possam imaginar, organiza road shows para esclarecimentos, mostra tendências, coloca consultores à disposição individual de cada cliente e ainda permite que cada noiva descubra qual o seu estilo ou tipo através da eleboração de um quiz e mostra dos resultados dos vários estilos/personalidades/expectativas. Paralelamente há muito espaço para as madrinhas, para a escolha dos destinos de viagem para a lua de mel, noite de núpcias, serviço de copos, faqueiro, chá, café, etc.

Perca-se em http://www.verawangonweddings.com/ e atenção aos Detalhes: escolha de carteira, sapatos, lingerie, flores, perfume, véus, jóias, maquilhagem, cabeleireiro (….)

Qualquer problema, a Vera resolve… com muito estilo, elegância e glamour

Saber mais em: Vera Wang On Weddings

Sofia Almeida

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Gastronomia de Santorini

Como bons garfos que somos, chegados a Santorini, e devido ao avançado da hora decidimos ir almoçar. Optámos pelo restaurante do Hotel (Restaurante Thalassa) na praia de Kamari.

Apesar do restaurante ter todos os dias um prato do dia tipicamente grego, optámos por uma salada (grega). Estava divinal. Santorini é um paraíso: tem um clima fantástico, pessoas muito simpáticas, uma paisagem maravilhosa, um pôr-do-sol deslumbrante, sobretudo se visto em Oia, e uma gastronomia dos Deuses.
O restaurante do hotel foi sem dúvida o local onde comemos melhor em Santorini. Uma palavra de Parabéns ao Chefe de Mesas do Restaurante: excelente profissional e óptimo relações públicas. Aqui a confecção é óptima e há uma excelente relação qualidade preço (e localização, pois estamos a falar de um restaurante de hotel que se situa na praia).

Claro que ter um bom Chef, e bons ingredientes facilita o trabalho. E esta ilha tem óptimos recursos: o azeite, o tomate cereja, o queijo feta, as azeitonas, os pimentos, permitem uma confecção fantástica: comida apaladada, saborosa.

Para acompanhar nada como o tradicional vinho branco de Santorini.
Uma curiosidade, não existe muito, o culto das sobremesas.


Cláudia Neves

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O poder de uma Gaivota na voz da Sónia

Há uma certa tendência enraizada na natureza dos portugueses de criticar o que é nosso. Normalmente só aquilo que é estrangeiro é que tem qualidade ou é 'cool'. Tendemos como povo a desprestigiar o que se faz em terras lusas. O post de hoje pretende elogiar uma iniciativa muito portuguesa chamada "Amália Hoje". Em concreto debruçar-me-ei sobre a música Gaivota. Dei por mim a ouvir esta música ontem pela enésima vez e a pensar no quão maravilhosa é esta música. Trata-se de uma experiência singular. A voz da cantora é magnifica e parece que tudo foi feito para ela, tal é a mestria e segurança com que executa aquele acto. A letra é linda, mas sobretudo poderosa. Já parou para escutar o que está expresso em palavras, abstendo-se da melodia?

Já ouvi o grupo ao vivo e já ouvi os outros elementos a cantar e perdoem-me todos os que não concordarem comigo e aos próprios inclusive, mas a Sónia dos Gift foi feita para aquele papel. O videoclip está muito bem feito e o que me faz acreditar nisto é que o vi há uns meses pela mão do meu irmão e ainda hoje tenho as imagens na cabeça.

Para terminar, apenas uma nota, para quem não era amante de fado como eu, é muito interessante ver a forma como reinventaram este ícone português, pós Marisa. A senhora é um verdadeiro produto de marketing no sentido elogioso do termo. Voltou a colocar o mundo a ouvir Fado depois da diva Amália nos deixar. Era um grande desafio arranjar novos projectos que não se colem à Marisa ou pior, passíveis de comparação. Amália Hoje, a Gaivota, a Sónia, a mim convenceram-me e por isso vos deixo a experiência.

Ouvir mais em: Gaivota

Sofia Almeida

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Spazio: Um espaço do outro mundo no centro de Lisboa

O Spazio Buondi é um local elegante e arejado onde podemos estar a almoçar de forma airosa, sem sentirmos que as pessoas do lado se obrigam a participar na nossa conversa devido à falta de espaço. Na entrada somos recebidos pelo chefe de sala que rapidamente e mediante as nossas preferências nos senta onde mais desejarmos. A minha única exigência é ficar longe de ares condicionados, eu sei que nesta altura parece um pedido estranho, mas cada um com as suas idiossincrasias.

Posto isto sentamo-nos e conseguimos perceber pelo binómio número de talheres/preço que será um almoço.... 'requintado'. Entregam-nos a lista e a partir daqui somos literalmente 'bombardeados' com sugestões dos empregados que de forma incansável nos abordam: pão de diferentes qualidades, manteiga de amendoim, salada disto e daquilo, queijo daqui e dali, enfim, uma canseira e um exagero, na minha opinião. Até um escanção teve a amabilidade de nos abordar mais do que uma vez e no final, fomos visitados pela Chef. Não terá ocorrido a ninguêm que as pessoas gostam de começar e acabar uma frase sem constantes interferências?

Das sugestões da Chef escolhi um arroz de tamboril com ameijoas que estava divinal.

A comida é fantástica, mas o serviço é demasiado snob. Poderia haver um bom serviço sem a parafernália de empregados e abordagens aos clientes que vão apenas almoçar. Creio que este tipo de serviço se adequa ao jantar, e não a um almoço que na maioria das vezes se pretende rápido e prático. Não é um restaurante económico, de qualquer forma, o Spazio Buondi tem nota 5.

Saber mais em: Spazio Buondi

Morada: Av. SAcadura CAbral, 53, B
T. 21 797 0760

Sofia Almeida

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

La Paparrucha

No Princípe Real, em Lisboa, situa-se aquele que foi o primeiro restaurante argentino da capital: La Paparrucha.

Como queria experimentar esta gastronomia decidi ir até lá.

Quando chegámos fomos simpaticamente direccionados à esplanada, onde nos perguntaram se queríamos beber alguma coisa, pois brevemente iríamos ser acompanhados até à nossa mesa. Optámos por um mojito e uma caipirinha respectivamente. Estavam ambos divinais. Ficámos logo deslumbrados com a a vista sobre Lisboa...

Como estava uma noite fresca rapidamente fomos acompanhados à nossa mesa, que como ficava perto da janela, proporcionou-nos uma refeição com uma vista única.

O restaurante tem uma decoração acolhedora e requintada. A ementa tem um especial destaque nas carnes grelhadas na famosa "Parrilla" Argentina.

Merece uma visita, sobretudo numa ocasião especial.

Saber mais em: La Paparrucha

Contactos:
Rua Dom Pedro V 18 - 20
1250-094 LISBOA
T: 21 342 53 33

Cláudia Neves