Segunda - feira passada fui ver a Exposição Sem Rede da Joana Vasconcelos ao Museu Berardo no CCB em Lisboa. Gostei bastante, já conhecia algumas peças da autora e por isso estava contextualizada. Gosto do seu estilo de hiperbolizar os objectos, mas sobretudo e aqui quero fazer uma menção, admiro muito a preocupação da artista em recuperar texturas, materiais, símbolos e ícones da tradição portuguesa. As figuras enormes que produz são fruto do trabalho árduo de muitos artesãos portugueses. Os materiais usados fazem parte da nossa cultura e o facto de sermos portugueses.
E aqui (re) encontramos algumas obras notáveis, como o sapato da Cinderela todo feito com tampas e panelas ou um grande candelabro construído a partir de tampões e a salas dos corações, onde ao som de Amália Rodrigues, vemos três corações enormes a rodar sobre si mesmo. Onde a diferença é marcada pela utilização de materiais, os 3 são feitos de talheres e o desenho é a filigrana portuguesa.
O único reparo que tenho a fazer à exposição é a ultima sala das flores brilhantes que está escura, e onde necessitamos de passar um labirinto até à saída. Acho tudo óptimo, mas devia haver um aviso à entrada. Fui com um carrinho de bebe e para achar a saída, sem derrubar nada, tive alguma dificuldade. À parte disto, é uma exposição a não perder até Maio de 2010
Saber mais em: Museu Bérardo
Sofia Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário