sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Copenhaga - Parte II

Nos restantes dias ainda conseguimos ir visitar a Royal Library (o novo edifício cultural da cidade e que integra a antiga Biblioteca, modernas salas de consulta de documentos, salas de trabalho, livrarias e exposições). O edifício todo feito em pedra (originalmente do Zimbabué e cortada no norte de Itália) é em si uma peça de arte. O edifício todo em vidro e virado para o rio, merece uma visita demorada. Aproveitámos a hora de almoço e comemos neste monumento à cultura, ou como lhe chamam na cidade o Black Diamond. Depois de almoço fomos à estação e apanhámos o comboio para a Suécia. Fomos visitar a cidade de Malmö, um paraíso para as compras. Passamos a ponte terminada em 2000 e mudámos o idioma e a moeda, pois em Malmö em vez de coroas dinamarquesas tivemos que trocar por coroas suecas. Estas ultimas menos valiosas, mas talvez por isso todos os suecos daquela pequena cidade, aceitavam igualmente as coroas dinamarquesas. Jantámos e em 30 minutos estávamos de volta a Copenhaga.

No dia seguinte fomos ao museu do Guinness, onde é possível ver todos as façanhas e recordes mundiais, desde a moda, à gastronomia, passando pelo Desporto. De tarde vimos as famosas lojas vintage nos bairros de Vesterbro e Österbro e de facto conseguem encontrar-se verdadeiras pechinchas. No final do dia fomos à opera, ver a Madame Butterfly no novo edifício implantado junto ao rio. Um momento inesquecível. O edifício, acarinhado por mim como abóbora, é em si uma bela façanha arquitectónica, não fosse esta a cidade do design. Mas os dinamarqueses vão assistir a este espectáculo de forma muito casual e acabado o momento numa belíssima sala cheia pelos acordes de uma magnifica orquestra, todos saíram e foram apanhar o autocarro que os iria levar de regresso a casa. Sobrou ainda tempo para ver o famoso museu da Arte e do Design antes de apanhar o avião que nos traria de volta a Portugal.

É uma cidade bonita, com estilo, gente simpática e afável e muita coisa para ver e desfrutar

Sofia Almeida


1 comentário:

Inês disse...

Que saudades de "ouvir" a Sofia, mesmo q desaparecida do mundo bloguista, sempre vou a tempo de actualizar os meus destinos. Aqui é o melhor começo.

(Obvio, que já adicionei Copenhaga á minha lista de cidades a visitar em 2012)

Um beijinho.

Inês*