quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Pólonia e as cidades de Bonecas

Chegados a Varsóvia à noite, chamamos um táxi para nos levar do aeroporto até ao hotel no centro da cidade, a viagem custou-nos 45 Zlots (moeda polaca).

A primeira vista é tudo o que se pode esperar de uma capital, carros, confusão, barulho... os restaurantes fecham cedo e espera-nos um “jantar” fast food no túnel do metro onde inúmeras casinhas vendem fatias de pizzas, cachorros, baguetes e outras especialidades polacas, difícil é escolher a ementa e fazermo-nos entender, pois a maioria da população não fala inglês.

Na manhã seguinte, de mapa na mão partimos à descoberta dos encantos da Stare Miasto (a cidade velha), uma cidade de bonecas entre as muralhas, com prédios pequenos e coloridos, ruas sinuosas, carruagens com cavalos e pintores de rua. Ao fim de algumas horas de passeio, o almoço num restaurante típico esperava-nos uma refeição bastante condimentada e igualmente saborosa.

Três dias volvidos, partimos de comboio, numa viagem de três horas rumo a Cracóvia, á primeira impressão uma cidade muito mais agradável o hotel Qubus à beira rio com uma vista soberba sobre toda a cidade esperava-nos!

A cidade velha de Cracóvia cuja arquitectura é bastante idêntica à de Varsóvia, quer pelas formas, quer pelas cores, é no entanto muito mais animada, as ruas cheias de gente e muito comércio. Na praça central erguem-se edifícios antigos como as catedrais e no centro o Mercado dos Tecidos, onde tivemos oportunidade de comprar alguns presentes. Percorremos os roteiros turísticos da cidade e ainda tivemos tempo para um passeio de barco no rio.

Como não poderia deixar de ser visitámos os campos de concentração de Auschwitz e Birknau, marcos da História mundial, cujas imagens jamais sairão da memória.

No regresso a casa ficou a vontade de voltar a Cracóvia, onde ficou ainda muito por descobrir.

Diana Ribeiro

Créditos Fotográficos

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

TAJ MAHAL

Taj Mahal


Para mim foi um espectáculo ver o monumento.


O projecto foi feito por um Arquitecto Italiano. Como não há bela sem senão o Imperador Shah Jahan mandou amputar as mãos ao 24000 trabalhadores para não construirem uma coisa semelhante.
A cidade Agra onde se encontra esta maravilha também é digna de se visitar além da vasta Gastronomia Moghul e Indiana.


Safi

http://www.taj-mahal.net/

Espaço Lisboa – Assadores de Alcântara


Depois de ler no 1 Minute Travel, que a iniciativa Lisboa Restaurant Week estava de volta, dei uma vista de olhos na lista de restaurantes aderente, e o Espaço Lisboa despertou a minha atenção. Decidi marcar, e fui jantar.

Ao entrar ficamos com a sensação de estar dentro de um antigo mercado de Lisboa. Balcões em mármore, um quiosque de jornais, uma loja de café, e uma mercearia. Existem produtos antigos, como máquinas de café, compotas, grão, feijão, apenas para exposição.O espaço tem um glamour de época, projectando-nos para uma Lisboa antiga, onde todos os sentidos são postos à prova.

Por detrás de um balcão corrido estão três fornos onde se faz o pão e outros pratos assados.
A ementa já estava pré-definida para o Lisboa Restaurante Week. Entrada, Prato, Sobremesa por 19 EUR + 1 EUR a reverter para uma causa social. Bebidas à parte.

Foi uma noite fantástica, pela espaço, pela companhia, e pela oportunidade de estarmos a contribuir para uma causa social.

Localização:
Rua da Cozinha Económica 16 1300-149 LISBOA

Saber mais em: Espaço Lisboa

LF

Créditos Fotográficos
http://www.aeiou.escape.expresso.pt/

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Circo Chen sem Vida e Emoção

É com alguma insatisfação que falo da minha última ida ao Circo Chen no passado Sábado. Gostei da ideia e da companhia da minha filha. Optei pelo metro, uma vez que o circo fica junto à Gare do Oriente e sábia decisão pois como suspeitava todos os acessos estavam lotados de pessoas ávidas para ir às compras e gastar dinheiro.
Chegámos ao circo e deparei-me com alguma desorganização. Sentámo-nos e depois do espectáculo estar a decorrer vieram umas meninas avisar que tínhamos que mudar de lugar, mas isto não faria sentido no inicio? Qual era a ideia? Quando tudo estava escuro andar com uma criança à procura de um espaço livre... Decisões insensatas que colocam em perigo uma tarde e uma experiência que era suposto ser divertida. Recomeçado o espectáculo, deparámo-nos com um triste espectáculo de tigres. Não percebi a ideia daquilo tudo, apenas que havia uma senhora com cara de má com um chicote entre mãos que batia e ameaçava gritando os pobres animais.

Custa-me imaginar o circo sem animais, pois faz parte do imaginário da minha geração, mas sejamos honestos prefiro não ter animais a assistir aquela pobre actuação e ainda ter que explicar à minha filha porque é que aquela senhora estava a bater e a gritar com os tigres. Porquê? Pergunto eu? Não gostei e não percebi o propósito. Tanta violência para ver os pobres animais a subir uma escada?

Passámos à frente e gostei do que vi, sem grande emoção. Fui embora no intervalo, pois passada uma hora, não havia como convencer a Madalena a permanecer no espaço, pois estava excitadissíma com a ideia de ir andar no Carrocel. Para o ano há mais, espero que mais emocionante...

Saber mais em: Circo Chen
Sofia Almeida

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Presas de Porco Preto no Alentejo

Entrámos em Aljustrel com vontade de almoçar e de sermos bem recebidos num restaurante simpático onde o serviço fosse familiar e a comida saborosa. No meio da vila perguntámos, sem saber, ao dono do Restaurante Cabecinha, qual seria o melhor restaurante para almoçar com crianças. Fomos dirigidos para o melhor, segundo o próprio. Para as crianças veio vitela e para os adultos presas de porco preto com ananás.

Aprovadissímo. Eu só como carne de porco no Alentejo. Nenhum outro sitio fora me convenceu e não me sinto defraudada, pelo contrário. O serviço é eficiente, as gentes simpáticas e portanto uma experiência a repetir. A Caminho do Algarve ou de Lisboa, o desvio na autoestrada A2 é de 6 km até Aljustrel.

Excelente relação qualidade/preço, a localização é central e o serviço tem a genuína simpatia alentejana

Saber mais em Cervejaria Cabecinha:
Avenida Antero de Quental 22 - Aljustrel
7600-013 ALJUSTREL
Telf: 284602175

Sofia Almeida

New features on Google Analytics

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

New York I Love You

Talvez por ter estado em Nova Iorque no ano passado, tinha tanta vontade de ver este filme, e estava certa, porque adorei o filme.

A película é composta por 11 curtas-metragens, dirigidas por vários realizadores, e conta com um elenco fantástico:Natalie Portman, Orlando Bloom, Shia LaBeouf, Christina Ricci, Hayden Christensen, Kevin Bacon, Ethan Hawke e Andy Garcia, entre outros.

Estas histórias criam uma espiral de relações humanas espontâneas, surpreendentes e electrizantes, acelerando o ritmo da cidade. De Tribeca a Brooklin passando pelo Central Park, New York, I Love You tece uma história de amor tão diversificada quanto a própria cidade de Nova Iorque. Na cidade que nunca dorme o Amor está sempre no ar...

Agora fica em falta o Paris Je T’aime.

A ver num cinema perto de Si.

Para saber mais: New York I Love You

Cláudia Neves

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Le Pain Quotidien

Le Pain Quotidien é um novo franchising com uma nova abordagem à comida saudável. Experimentei um espaço em South Kensigton e fiquei fã. Depois de um dia atribulado de viagens, avião, comer pouco e mal, aquela refeição soube-me muito bem.

O espaço super-quentinho para fugir ao frio que já se faz sentir em Londres em Novembro. Chegámos e fomos logo levados para uma mesa. Pedi uma sopa maravilhosa, a sopa vegetariana. Todas as sopas são óptimas e riquíssimas em vitaminas e proteínas e portanto qualquer uma é boa escolha. Mas a sopa vem acompanhada com várias qualidade de pão a degustar e acompanhar de uma manteiga muito saborosa. Bebi uma limonada caseira que acompanhou muito bem a refeição.

No final tive que arranjar espaço para provar uma tarde de maça soberba que era especialidade da casa e muito pouco calórica para os mais preocupados. Uma excelente solução a experimentar nos diferentes espaços em Londres ou nos vários países do Mundo.

Saber mais em: Le Pain Quotidien

Sofia Almeida


segunda-feira, 23 de novembro de 2009

The Sanctum Soho Hotel

O Sactum Soho Hotel é bonito, tem uma fachada muito british, tem uma localização excelente, fica por trás da Regency Street e de Picadili Circus, todo o hotel é design e os quartos inspiradores. Confesso que o meu quarto preferido fica na penthouse. O puxador da porta tem brilhantes e o quarto faz lembrar a night life de qualquer metrópole urbana. A porta do quarto tem uma enorme almofada prateada. A banheira está decorada a rigor e o chão em seu redor reluz. Dá vontade de entrar abrir a janela no tecto e ficar deitado na cama a contemplar as estrelas

Descrito acreditem, não tem o mesmo glamour de quem vê ou desfruta.

O hotel pensou nas mulheres e nos homens e temos quartos masculinos com torneiras especiais a lembrar Armani e temos quartos femininos onde os pormenores são tornados em pormaiores, onde de facto sentimos que não se esquecem de nós.

No telhado desenharam um espaço chill out onde é possível relaxar e perder-se na conversa ou ouvir uma boa música, seleccionada pelo Dj de serviço.

Um hotel a visitar na sua próxima viagem a Londres.

Saber mais em: The Sanctum Soho Hotel

Sofia Almeida

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Casa México

A Casa México nasceu em Maio de 1994, e fica situada na Av. D. Carlos I nº 140, em Lisboa. Posteriormente, em 2000 abriu em Cascais, mais concretamente na Marina, um segundo restaurante.

Fui conhecer o restaurante de Lisboa. Trata-se de um espaço de autêntica comida tradicional mexicana num ambiente feito de cor, alegria e música.

O espaço é muito colorido e bem decorado. O ambiente é confortável e descontraído. A comida é muito boa, e as margaritas são originais (há margaritas de morango, maracujá e manga), a jarro ou a copo.


Experimentei o típico Chili com Carne, que estava muito bem confecionado.

Um espaço agradável, que merece uma visita para os apreciadores de comida mexicana.

Em Lisboa o restaurante só abre para jantares:

De Segunda-feira a Quarta-feira, das 20h00 à 01h00
De Quinta-feira a Sábado, das 20h00 à 02h00
Telefone reservas: 213 965 500

Av D. Carlos I nº 140, em Lisboa

Saber mais em: Casa México

Cláudia Neves

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Um Hotel dentro de um Estádio de Futebol

Já imaginou acordar de manhã num quarto de hotel e em vez de uma qualquer paisagem normal, encontrar um enorme estádio de Futebol? Foi exactamente o que me aconteceu em Londres no West Ham United Hotel. Em dias de jogo, o check in só pode ser feito três horas depois do jogo acabar para o pessoal ter tempo de transformar a box num quarto de hotel.

Durante o jogo, as pessoas podem ver o jogo na bancada e quando a fome aperta entram na suite/box e almoçam ou jantam, sempre sem perder o jogo de vista. No intervalo podem esticar as pernas num sofá ou estar tranquilamente a ver um programa de televisão. No reinicio do jogo, os adeptos vão à varanda do quarto e sentem-se na bancada a ver a segunda parte do jogo.

Terminada a disputa o staff do hotel recolhe mesas e cadeiras, recupera a cama e afins e tudo volta a ser como dantes, um quarto de hotel. O hotel fica naturalmente dentro do Estádio de futebol e vive em função da vida do clube. Curiosamente o director deste hotel e tratando-se de um esférico é... Português.

Bela ideia, José!

Saber mais em: West Ham United

Estação do Metro mais próxima: Upton Park(district line)

Sofia Almeida



segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Les Misérables no Queen´s Theatre

A semana passada fui ver os Les Misérables em exibição no Queen´s Theatre em Londres. Trata-se da peça mais antiga do mundo em palco. Já lá vão 23 anos.

E é de tirar o fôlego. São mais de 3 horas de actuação que nos fazem rir e chorar. Os actores são óptimos e fazem-nos viver todo aquele drama como se fossemos colegas de palco. Durante o espectáculo tiramos várias lições de vida, morais e de valores, mas sobretudo chegamos à conclusão que o Homem é intemporal que os problemas de outrora são os mesmos de agora, o que verdadeiramente muda são as épocas e os costumes.

O musical é belíssimo, é gratificante e poderoso ouvir toda a peça com a actuação ao vivo do maestro e sua orquestra. Actos normais de quem antigamente ia ao teatro, mas com o tempo e as novas tecnologias os instrumentos têm vindo a ser substituídos por máquina que fazem sucessivamente encore et encore.

Além deste já vi o Fantasma da Ópera e o Cats. É difícil falar de preferidos perante tais obras primas. Les Miserables continua a esgotar. Era uma simples quarta-feira e tive que comprar os bilhetes no dia anterior.

No grande dia já todos os lugares estavam ocupados e os bilhetes esgotados

A ver ou a rever no Queen´s Theatre os Les Misérables

Sofia Almeida

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Natal em Londres

Andei, passeei e diambolei por ruas londrinas e que bonita que se vestiu para o Natal. Regency Street, Picadily Circus, Convent Garden, e tantos outros espaços decorados a rigor para receber mais uma época natalicia. Diz quem viu que a festa de inauguração da abertura das luzes foi muito bonita com imensa pompa e circunstância.

Se Londres é uma enorme cidade para fazer compras então o marketing feito em seu redor é perfeito. Existem facilidades de transporte para todo o lado, existe o bom gosto reflectido nas montras das lojas, e aquele misticismo do Natal persegue-nos para qualquer lado.

E estes senhores sabem mesmo como receber. No Museu Britânico, em South Kensigton a quem aconselho uma visita, montaram no jardim um enorme carrocel, daqueles que apelam ao nosso imaginário de crianças e onde nos apetece montar um corcel que nos transporte às nossas historias de infância, aquelas em que o Pai Natal assume todo o protagonismo. Ainda assim e porque espaço não falta, montaram uma pista de gelo para todos passearam e usufruírem em família ou junto de amigos destes vários momentos que antecedem o Natal.

Sofia Almeida

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Choque Tecnológico para Potenciar Vendas


O Sector Precisa de um Choque Tecnológico Para Reduzir Custos,
Prestar Melhores Serviços e Potenciar as Vendas?


A resposta foi dada hoje por diversos profissionais do sector durante o Seminário organizado pelo IDC e pela AHP. Ouvi com agrado algumas opiniões sobre as tendencias da sociedade em termos de Tecnologias de Informação, ouvi análises passadas e especulações sobre o futuro.

Dos vários oradores presentes, escutei com bastante agrado o Professor Peter O´Connor. Felicito-o pelo conteúdo e pela forma. É um desafio falar a seguir a este senhor. Sabe despertar a atenção, mas sobretudo captar o interesse. Toda a plateia focou os sentidos na apresentação do senhor que foi a meu ver muito boa. A abordagem foi contemporânea e espontânea, apresentou os problemas da vida real da hotelaria e tentou arranjar algumas soluções para as barreiras dos hotéis no mundo online.

Fiquei contente pois percebi que os 4 Ps que continuo a acreditar e a apresentar estão bem de saúde e com energia para ficar e marcar a presença. Talvez o enfoque como diz O´Conner tenha que ser dado à Distribuição - pois no universo on-line é aqui que podemos marcar a diferença e chegar a segmentos mais distantes.

Em jeito de conclusão, percebemos todos que não há fórmulas. Há um trabalho árduo em perceber o que é o nosso produto e qual é a percepção que as pessoas têm dele.

Como recomendação final citando o Sr. O´Connor e valorizando o trabalho de web marketing , pensem nisto: "Já imaginaram a possibilidade de comprar um hotel sem ver primeiro fotografias?"

Óbvio, não é?

Saber mais em: Associação Hotelaria de Portugal

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

I need your design hotel photos


Um novo web site para todos aqueles que gostam de estar informados sobre novos hotéis, novas aberturas de charme e de design no mundo inteiro. Sobretudo para quem gosta de estar a par das novas tendências, seguir criadores e reeinventar o que já lá vai...

Para os amantes de design, hotéis, mobilias e interiores

Saber mais em: Hotel Design

Sofia Almeida


Pictures will become the future of directions.

Fórum Tourism Think Tank Tecnologias


Uma sugestão a não perder para todos os que se interessam por Turismo, Hotéis e Novas Tecnologias...

Fórum Tourism Think Tank Tecnologias
5 Novembro 2009, em parceria com IDC Portugal

O Sector Precisa de um Choque Tecnológico Para Reduzir Custos, Prestar Melhores Serviços e Potenciar as Vendas? Detalhes do EventoPelas suas características específicas, o Sector do Turismo é simultaneamente um notório exemplo de atraso tecnológico em largos segmentos da actividade e uma das grandes histórias de sucesso de vendas e promoção na Era da Internet.

Em Portugal existem bons exemplos de soluções e de aplicação das tecnologias de informação na promoção e vendas através da Internet, bem como na fidelização e serviço ao cliente. Mas a grande maioria das empresas do sector faz ainda uma utilização pouco sofisticada das actividades de venda, promoção e marketing na Internet.

O que se pode revelar fatal num mundo globalizado e competitivo de inúmeras propostas de lazer, numa conjuntura económica difícil, em que há que facilitar o acesso à informação, simplificar a compra, criar diferenciação e procurar clientes em novos segmentos.Por outro lado, o sector mostra ainda pouca agilidade na utilização de sistemas de informação e aplicações que se "democratizaram" nos últimos anos, para prestar serviço de excelência, gerir as unidades e gerar ganhos de produtividade. Para os grupos económicos da área, existem enormes ganhos potenciais na aplicação da tecnologia na gestão das suas cadeias de abastecimento, dos seus recursos e da sua informação sobre clientes.


Temas Propostos para Análise

Front-Office- Como promover e vender através da Internet / Web 2.0- Soluções para fidelização e melhor serviço ao cliente (CRM)

- Entretenimento e conforto do clienteBack-Office

- Aplicações de gestão hoteleira (PMS)

- Sistemas de suporte à decisão (CPM e BI)

- Sistemas de gestão de RH

- Gestão da cadeia de abastecimento e distribuição (SCM)Infarestrutura

- Convergência de infraestruturas- Sistemas integrados de entretenimento, conforto e segurança

- Soluções de comunicações unificadas e telefonia IPA Quem se DestinaEste evento destina-se aos gestores do sector do turismo nas seguintes áreas:

- Planeamento Estratégico- Sistemas de Informação

- Finanças- Operações- Marketing e Vendas

- Desenvolvimento de Negócio

- Qualidade

Agenda 5 de Novembro de 2009 09:00

Recepção & Welcome Coffee 09:30

Abertura 09:35

A Visão da AHPLuís Pestana Mourão, Director AHP

10:00 New Technology - Revolutionising Hotel Distribution and Operations Peter O'Connor, Professor, Information Systems and Decision Sciences Department Academic Director, IMHI MBA in Hospitality Management~

10:45 Nostalgia ou tecnologia nas viagens e turismo? António Loureiro, Director Geral, Galileo Travelport Portugal e Brasil

11:15 Coffee Break

11:45 Tendências no Mercado das Tecnologias de Informação e Comunicação Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director, IDC Portugal

12:15 Como Incrementar Serviços em Dois Dias Ricardo Oliveira, Enterprise Sales Manager, SMC

12:40 A Tecnologia ao Serviço do Relacionamento com o Cliente António Simplício, Director, Segthor

13:00 Sorteio de um iPod Shuffle Black 4GB Condições de participação no sorteio

Estão habilitados ao sorteio todos os participantes do evento que, tendo preenchido correctamente o cupão, se encontrem na sala onde se realiza o sorteio, na altura em que é feita a extração do cupão - no final do evento.13:05

Encerramento e Almoço

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI Todos os oradores e moderadores deste evento têm ao dispor a possibilidade de realizarem uma sessão de coaching para melhoria das competências de comunicação.

Esta formação é realizada pela Audentia, divisão de formação do Grupo Inforpress, agência de comunicação e relações públicas.

Nota: O conteúdo das apresentações é da exclusiva responsabilidade dos oradores. Há um forte compromisso dos oradores e empenho da IDC para que as apresentações não tenham conteúdos publicitários, nem referências a produtos/serviços das empresas patrocinadoras.Mudança na programação: Por motivos de força maior poderão ocorrer pequenas alterações no programa.

Saber mais em AHP

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

H3 Hamburguer Gourmet


Gosto de hamburgueres, mas nunca cozinho em casa, ficam sempre secos e aquem... Como só se desilude quem cria primeiro ilusões, deixei de me aventurar. Confesso que de tempos em tempos, vou ao Mc Donalds ou Burguer King apesar de preferir privar os meus filhos de tais iguarias. Durante o fim de semana fui ao novo conceito, franshising de hamburgeres, de 3 portugueses: o h3 Hamburguer Gourmet e segundo os próprios - not so fast food.

E enganem-se aqueles que acham que o mercado dos hamburgeses já estava saturado. Há espaço para a comida saudável e para constatar basta ir a um centro comercial à hora do almoço e todos os restaurantes têm filas, os hipersaudáveis os semi-saudáveis e os nada saudáveis. Experimentei o Hamburguer Gourmet com molho de cogumelos. E estava good enough! A experimentar :)


Mas para todos aqueles que apreciam e fazem culto ao Hamburguer, deixo aqui 6 sugestões de 6 Mestres:

- Hambúrguer i, de Luís Baena (chefe consultor Tivoli e Sonae)

- Hambúrguer em Focaccia com Cebola Caramelizada em Vinho do Porto, de Fausto Airoldi (chefe Spot São Luiz)

- Hambúrguer no Pão, de José Avillez (chef do Tavares e JA)

- Hambúrguer com Compota de Tomate, de Mafalda Pinto Leite (autora de "Cozinha para quem quer poupar")

- Hambúrguer de Kobé, de Olivier (chefe Olivier Avenida)

- O meu Hambúrguer Slow Food, de Maria de Lourdes Modesto (gastrónoma)

Saber mais em: 6 Hamurgueres, 6 Mestres, 6 Sugestões

Sofia Almeida

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ARTEH® debate Hotels 2.0 no Algarve

A ARTEH® - Hotels em Resorts foi convidada para participar no Seminário "Hotel 2.0 - Pensar online" que teve lugar no dia 27 de Outubro de 2009 nas instalações da AHETA no Algarve.

O Seminário promovido pela Hotel Distribution Management, ADHP - Associação dos Directores de Hotel de Portugal, AHETA - Associação dos Hotéis e Empresas Turísticas do Algarve e pelo CFA_AHETA - Centro de Formação Avançada da AHETA, teve por objectivo reflectir sobre os desafios do futuro na distribuição hoteleira.

A ARTEH® foi representada por Sofia Almeida, Directora de Marketing, que apresentou a estratégia online da empresa e mostrou algumas ferramentas utilizadas para aumentar a visibilidade dos hotéis a nível global e consequentemente as vendas. Cumpriu-se um dos principais objectivos do Seminário, tendo-se sensibilizado os hoteleiros do Algarve para a importância do universo online.

Foram ainda convidados como oradores, Louise Lijmbach, Area Manager Portugal da Booking.com, Olivier Soares, Consultor especializado em Redes Sociais adaptadas ao Turismo, Lourenço Ribeiro, Director Geral Regional do Grupo Hotéis Real - Algarve e Rui Fernandes, Director Geral e Administrador do Grupo Sonel Hotels.

Nas palavras de Henrique Henriques, Director da Hotel Distribution Management e moderador do debate: “Foi um Seminário muito dinâmico, quer pela diversidade dos temas abordados pelos oradores, quer pela participação da audiência. Promoveu -se o pensamento online enquanto meio de distribuição fundamental para o turismo e particularmente para a hotelaria"

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“O Camareiro"

Fui assistir à peça “O Camareiro", no Teatro Nacional D. Maria II. Como era um espectáculo extra, a receita revertia para a Casa do Artista. O preço dos bilhetes era único 16 EUR, sem lugar marcado: os primeiros a chegar foram os primeiros a sentar.

A peça é encenada por João Mota e conta com os actores Ruy de Carvalho e Virgílio Castelo nos principais papéis. Duas interpretações fantásticas. O Vírgílio Castelo “descola-se” da imagem de actor das novelas portuguesas e revela-se com um papel muito completo. Quanto a Ruy de Carvalho, esteve fantástico, com uma presença em palco cheia de garra e energia.“O Camareiro” tem a sua acção centrada no interior de um teatro e retrata a sobrevivência desta arte no tempo da Segunda Guerra.

No fundo fala do teatro e dos actores.Gostei do facto de tão depressa sermos nós o publico que assiste a uma cena de bastidores, como tão depressa somos nós o público da peça agregada à historia "O Rei Lear".

Num espectáculo de 2 horas só faltou um intervalo.

Saber mais em Teatro D.Maria

LF

Créditos Fotográficos: Teatro D. Maria


sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Rafinha 2.0


A Era da Comunicação by Pedro Bidarra


Social Media Revolution

Vencedores dos Prémios Marketeer

A pedido de um seguidor do 1 MinuteTravel seguem os Vencedores dos prémios Marketter nas diferentes Categorias:

Os premiados da noite foram:
Energia: EDP
Arte & Cultura: Fundação de Serralves
Agências de Comunicação: Cunha Vaz & Associados
Agências de Publicidade: BBDO
Automóvel: Smart
Banca: BES
Distribuição: Pingo Doce
Desporto: Nike
Grande Consumo: Nespresso
Saúde: HPP
Seguros: Logo
Turismo: Grupo Pestana
Telecomunicações: Meo
Rebranding: Pingo Doce
Marketeer do ano: Fernando Paula, director de marketing do Banif

Saber mais em Marketeer

Prémios Marketeer 2009 no LX Factory

Ontem teve lugar a 1ª edição dos Prémios Marketeer na LX Factory em Lisboa. O espaço foi bem escolhido q.b. Percebo a lógica, um espaço da moda, central, mas a entrada da festa podia ter um ar mais digno, afinal trata-se da 1ª edição de uma gala que pretende congratular os profissionais da comunicação, da imagem. Creio que teria sido necessária uma maquilhagem diferente.

Muitos parabéns à Revista Marketeer por esta excelente Iniciativa. Foi muito simpático perceber que afinal existe um espaço onde os marketeers são reconhecidos, onde nos podemos encontrar, conhecer e reencontrar. Foi bom rever antigos colegas e professores.

A revista Marketeer premiou, pela primeira vez, o que se tem feito na área do Marketing, publicidade e Comunicação em Portugal. Banca, Seguros, Distribuição, Grande Consumo, Turismo, Artes & Cultura, Desporto, Automóvel, Telecomunicações, Saúde, Energia, Agências de publicidade, Agências de Comunicação, Rebranding e Marketeer do Ano.

Quero dizer que gostei muito do evento e tenho apenas duas recomendações:
- Percebi que nas diversas categorias foram nomeados e premiados apenas os trabalhos de grande budget, os chamados produtos dos meios above the line. E todos os outros maravilhosos trabalhos e acções que não passam na televisão? Seria de reflectir.

- Porque não unir esforços com os Meios e Publicidade e outros prémios semelhantes e fazer a grande gala da comunicação e do 2.0? Se cada meio se lembrar de fazer prémios, hajam dias para tanta nomeação e convenhamos, a união faz a força e uma grande festa tem outro impacto.

Boa escolha, a do apresentador Fernando Alvim!

Saber mais em: Marketeer

Sofia Almeida

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Restaurante o Funil

O Funil trata-se de mais um dos clássicos restaurantes em Lisboa que tinha curiosidade em conhecer. Passo lá todos os dias e quando assim é mesmo sem querer criamos algumas expectativas em relação aos sítios, pois por alguma razão tornam-se 'familiares'.

Mantiveram os empregados, redecoraram o espaço e mantiveram o serviço e a gastronomia portuguesa.

Entrámos perto das 21h e fomos convidadas a ocupar uma mesa. O restaurante é tradicional, toalhas brancas, madeiras claras (não concordo com a aquitectura interior no que diz respeito à disposição das escadas) considero um desaproveitamento de espaço, mas é apenas uma opinião.

Pedimos para Entrada umas Gambas à la plancha decisão sábia) seguido de um bacalhau com broa. Sugestão da Casa, mas fiquei de pé atrás quando me disseram que não demoraria. O bacalhau tinha demasiado azeite e estava feito há algum tempo.

Como sobremesa escolhi fruta, abacaxi a única coisa que me saberia bem para terminar a refeição. O serviço é médio, estilo antiquado, mas empregados simpáticos.

Saber mais em: O Funil

Av. Elias Garcia, 82 A
T: 21 796 60 07

Sofia Almeida

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Worlds funniest commercials


Banned in Australia

Polémico, Nobel e Brilhante: José Saramago!

Ainda não li, nem comprei o Caim, a última Grande polémica de José Saramago. Mas sei que muito se tem escrito e falado sobre a obra. Tem tido tempo de antena no telejornal, tem ocupado páginas dos principais jornais nacionais, até os euro-deputados já se pronunciaram sobre o assunto, mas o que me levou a escrever sobre o tema foi o Programa da TSF da manhã, se ter debruçado hoje sobre os comentários do Saramago à Igreja Católica.

Este é o tema quente do momento. Tenho a minha própria opinião sobre a polémica, mas não é sobre ela que quero escrever, é sim, sobre a imensa pena de termos um Nobel da Literatura, ainda vivo felizmente, e conotar-se o feito a tantos comentários depreciativos, onde até a nacionalidade do senhor é posta em causa...

Eu vou abstrair-me de opiniões e de comentários a este fenómeno social e sociológico e felicitar o escritor pelas duas magnificas obras que eu tive o prazer de ler e que adorei. Ensaio Sobre a Cegueira, cuja genialidade foi motivo de guião para um filme holiodesco e parabéns ao realizador, pois quantas vezes as nossas expectativas de ver um filme baseado num livro lido, são goradas? Mas li entretanto, outra obra magnifica que me marcou: Intermitências da Morte! Brilhante. A forma e a perspectiva com que o autor apresenta a morte é maravilhosa, é séria, faz-nos rir, imagine-se rir com um tema tão tétrico, tão imponente e tão inevitável como a morte... Eu no final de várias passagens, pensava para comigo, eu gostava de ter escrito isto ou gostava de ter pensado nisto antes. É magnifico.

Demagogias e comportamentos egocêntricos à parte, José Saramago é um Génio. Aconselho todos aqueles que nunca se aventuraram a ler Saramago, a tentar começar pelo Ensaio sobre a Cegueira. Aos que já conhecem, atrevam-se a ler as Intermitências da Morte que começa assim: “No dia seguinte ninguém morreu (…)”

Sofia Almeida

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

O Mundo daqui a 50 anos by Google Earth

Ecãs tacteis ditam o futuro

Pagaria 350 EUR para ser raptado? Bem vindo ao Turismo de Realidade

Passeio nas Galanteias Praias da Caparica

Saí de casa eram 15h30 e cheguei à Costa da Caparica ainda não eram 16h. É Outono e por isso as pessoas dispersaram-se na escolha de programas para passar a tarde. Tive curiosidade de ver como tinham ficado as obras na Costa da Caparica, depois da polémica do último Verão ´praia´ fechada, inacessível e de o mar estar a ganhar terreno às praias. Deparei-me com um trabalho de requalificação notável.

O Ideal era que estivesse terminado e que as pessoas não tivessem que se aglomerar em determinadas zonas, porque os andaimes e os materiais de obras teimam em não abandonar o local. Mas perfeições à parte, o areal da praia perde-se na linha do horizonte. As praias têm várias escadas de acesso, rampas para os deficientes e carrinhos de bebé. O piso que liga todas as praias e permite longos passeios é de um material anti-quedas para as crianças. Há ciclo-vias para bicicletas, patins e afins. E os bares de apoio estão simpáticos, homogéneos, limpos, com decoração e serviço razoável. Há casas de banho, enfermarias, no fundo infra-estruturas dignas de uma costa tão bonita e com tão praias galanteias.

Sofia Almeida

Créditos Fotográficos

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lisboa Restaurant Week de 08 a 18 de Outubro

O conceito do Restaurant Week baseia-se na democratização do acesso à restauração de qualidade, proporcionando uma experiência de restauração, muitas vezes também aspiracional, além de permitir concretizar paralelamente um objectivo de Responsabilidade Social.

Ao aderir ao conceito Restaurant Week , cada restaurante e cada cliente do menu Lisboa- Restaurant Week está a contribuir também para causas sociais.

Para isso, os restaurantes aderentes à iniciativa, apresentam um Menu Especifico a um Preço Especialmente Convidativo (19 EUR + 1 EUR= 20 Euros), proporcionando o acesso à sua gastronomia, serviço e ambiente.

Trata-sde de uma forma de dinamização das cidades, por via da promoção da vida social das populações em local e momento mais propicio para o efeito: à refeição, sensibilizando simultaneamente para a causa social.

Lisboa recebe o seu segundo Restaurant Week de 08 a 18 de Outubro. Lisboa Restaurant Week. Momentos com muito Sabor.
Restaurantes aderentes:
















Contactar os Restaurantes em:
http://www.lisboa-restaurantweek.com/

Sofia Almeida

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Saúde & Relax no Hotel do Caramulo

Estive recentemente no Hotel do Caramulo, numa “escapadela” de fim-de-semana.

O hotel situa-se no Caramulo, e está rodeado por uma paisagem avassaladora, para a Serra, que inspira ao descanso, tranquilidade e renovação do corpo e da mente.

O hotel era um sanatório e foi totalmente remodelado. O espaço é simpático e tem diversos serviços entre os quais, sala de jogos, Kids Club (Palmo e Meio) totalmente dedicado às crianças, piscina interior e exterior, Restaurante ( O Pais), Lounge Bar (Swell) e um SPA relaxante: o animacorpus.
Existem vários Programas disponíveis, bastante apelativos. Eu estive no âmbito do Programa Saúde Relax, onde pude usufruir bastante do SPA do Hotel, bem como da Gastronomia local.
Mas existem outros Programas aliciantes. Todos valorizam o descanso.

Saber mais em:

Existem também diversos sítios para visitar. Aconselho o Museu do Caramulo, o Miradouro do Caramulhinho e o Miradouro do Cabeço da Neve e as aldeias típicas, Malha Pão, Laceiras e Jueus.

LF

Créditos Fotográficos: Hotel Do Caramulo

terça-feira, 13 de outubro de 2009

A nova Pousada Palácio do Freixo no Porto

O fim de tarde estava caótico em termos de trânsito. Além daquela sexta-feira anteceder um fim de semana prolongado, os acidentes na VCI sucediam-se atrasando a nossa chegada ao grande evento, a inauguração da nova Pousada do Freixo. A localização excelente perto da entrada ou da saída do Porto, perfeita para quem não quer entrar ao centro da cidade, e com uma vista deslumbrante sobre o rio. Não arrisco a dizer que tem a mais linda paisagem sobre o Douro, porque este rio é rico em beleza natural e ao longo do seu leito, vamos tendo lindíssimos locais e perspectivas para o contemplar. Mas esta vista é indubitavelmente linda. Para mais quando o engenhoso arquitecto se lembrou de fazer um pequeno cais que nos permite entrar num espaço sobranceiro ao rio. Palácio do Século XVIII do Arquitecto italiano Nasoni foi recuperado pelo Grupo Pestana para ser a primeira Pousada no Porto.

O edifício que é Património Nacional desde os tempos implementação da Republica, conjuga o palácio e a antiga fábrica de moagens Harmonia. Ambos são ligados por materiais tão nobres e discretos que no interior temos dificuldade em perceber onde começa um e acaba o outro.

A recepção de inspiração árabe recebe de forma hospitaleira quem nela entra. O SPA à noite transporta-nos para outra dimensão e de dia alimenta-nos a vontade de sermos egoísta e de roubar tempo ao nosso dia, apenas para nos mimar.

De parabéns está toda a equipa, na pessoa da directora, Mariana Lacerda com provas de sucesso já dadas, em concreto no Pestana Porto. Felicidades para o novo projecto!

Saber mais em:

Sofia Almeida

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Lusoflora - Feira Nacional de Viveiros, Floricultura e Jardinagem

Este fim de semana teve lugar a Lusofora em Santarém. Fui certa de que ia encontrar um local onde estivesse representado a grande maioria de viveiros, fornecedores de flores, plantas e árvores, jardim, etc. Enfim, o que se espera de uma feira. Fiquei bastante decepcionada com o que encontrei. Um espaço sem grande cuidado, pequeno e sem grande representatividade, considerando o número de profissionais no sector nacional e internacional.

As pessoas que lá estavam tinham um ar desanimado e sem vontade para grandes conversas. Sempre ocupadas a comer, a ler revistas ou a teclar. As vendas ao público careciam de oferta, pois acabei dia no Horto do Campo Grande a comprar terra e vasos.

Um feira que tem promoção nacional, out-doors espalhados na A1 merecia um resultado diferente. O próprio espaço não estava digno, nem bem arranjado. Mais uma vez acredito que falta cuidado com a imagem, marketing. Uma feira de características semelhantes em terras de nuestros hermanos, ganharia logo contornos de feira nacional com todas as honras e com algum jeito por parte da organização, ainda com uma visita da Família Real. É isto que ainda falta aos portugueses darem dignidade às coisas que organizam e transformar os pequenos em grandes eventos, pois só isto trará visibilidade ao negócio e notoriedade à feira. Para o ano há mais...

Saber mais em: LusoFlora

Tita L. Mayer

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Fábrica dos Chapéus

Confesso que a elaboração destes posts têm um efeito terapêutico. Mais ainda num dia como hoje em que parece que o mundo se voltou contra nós (parafraseando Rui Veloso). E enquanto estes minutos de escrita duram consigo abstrair-me de problemas. Mas vamos à experiência.

A que trago hoje para partilhar chama-se Fábrica de Chapéus. Sou uma adepta, uma fã de chapéus. Não porque me ficam especialmente bem, ou porque protejam especialmente contra as intempéries. Gosto porque sim. E se pudesse todos os dias usava um diferente. As pessoas ainda olham de lado ou de cima para quem usa chapéu, não aceitam este adorno com a mesma normalidade das luvas, carteiras ou chapéus-de-chuva. Parece que quem usa chapéu se torna sempre o centro das atenções e isso não é especialmente bom ou agradável. Consegue passar mais despercebido que usa uma boina, ou um boné, mas chapéu, ainda não. Em festas, cocktails e casamentos há protocolo e por isso não somos livres de usar.

Mas para quem mesmo assim, arrisca, há um sitio que é o paraíso dos chapéus. Fica no Bairro Alto e é um must para quem gosta de experimentar, comprar e usar Chapéus. A Fábrica dos Chapéus. E mais se não gostar de nenhum dos modelitos expostos, é possível aderir ao tailor made e ter um modelo exclusivo só para si e à sua medida.

Os materiais são de boa qualidade, o atendimento é muito profissional e o ambiente é descontraído com preços acessíveis. A visitar na próxima visita ao Bairro Alto.

Contactos:
Rua da Rosa nº 130, Bairro Alto 1200-389 Lisboa

Saber mais em Fábrica dos Chapéus

Sofia Almeida

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Hotel Ideal a visitar até11 de Outubro

Ontem fui à apresentação do projecto Hotel Ideal, uma ideia de Carlos Pissarra para a Intercasa, a decorrer até dia 11 de Outubro na Feira Internacional de Lisboa e que funciona como um laboratório de ideias de arquitectos, decoradores.

Fui ao cocktail de apresentação da Paula Laranjo, do atelier Branco sobre Branco que este ano foi convidada a imaginar o quarto duplo ideial num hotel.

A ideia do Hotel ideial é simples e portanto a garantia do seu sucesso quase imediata. Dá-se um mote, este ano era a ecologia, convidam-se decoradores e arquitectos de interiores para desenharem uma divisão de um hotel. Depois convidam-se amigos, investidores, patrocinadores e imprensa faz-se um cocktail de apresentação e lançam-se nomes no mercado e desafiam-se tendências.
Gostei do quarto da Paula e da biblioteca da Maria que entre as conversas e beijinhos de quem chegava. se conseguia ouvir uma voz off a contar histórias de encantar. Afinal a biblioteca é o local de histórias, umas narradas, outras lidas e no mundo das novas tecnologias, ouvidas.
Alguns autores fugiram ao óbvio, outros jogaram pelo seguro e seguem a linha daquilo que se vai fazendo por todo o lado. A festa estava cheia de flutes e de personalidades da nossa sociedade.

À parte desta criação, visitei os moldes de madeira da Jular e congratulo, a Alexandra de Sousa Ramos, a artista convidada a desenhar uma cozinha. Criativa, arrojada, branca! Diferente.

Outro apontamento neste mesmo conjunto de módulos é a sala de pernas para o ar. Tudo o que deveria estar no chão está preso no tecto e vice-versa. Up side Down. Estas e outras criações mais e menos arrojadas a visitar até Domingo.

Saber mais em: Intercasa FIL/AIP

Sofia Almeida